O conceito de raça, tal como o empregamos, nada tem de biológico. É um conceito carregado de ideologia,
ENADE 2017 - QUESTÃO 29
O conceito de raça, tal como o empregamos, nada tem de biológico. É um conceito carregado de ideologia, pois, como todas as ideologias, ele esconde uma coisa não proclamada: a relação de poder e dominação.
Os conceitos de negro, branco e mestiço não significam a mesma coisa nos Estados Unidos, no Brasil, na África do Sul, na Inglaterra etc. Por isso, o conteúdo dessas palavras tem mais caráter político e ideológico do que biológico. Para um geneticista ou um biólogo o conceito de raça não existe, mas no imaginário e na representação coletiva de diversas populações contemporâneas ainda existem raças fictícias e outras construídas a partir das diferenças fenotípicas como a cor da pele e outras características. É a partir dessas raças fictícias que se reproduz e mantém o racismo.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etia.
Seminário Nacional Relações Raciais e Educação, 3,, Rio de Janeiro, 2013.
Disponível em: <http://wwuw geledes.org.br>. Acesso em: 6 jul. 2017 (adaptado).
Considerando o conceito de raça discutido no texto apresentado, assinale a opção correta.
A) No imaginário social, o processo de superação da ideia de raça e substituição pelo conceito de etnia teve como momento de inflexão a implantação da Lei n. 10.639/2003, que vetou a utilização da expressão “raça” em materiais didáticos.
B) O surgimento do conceito de raça coincide com o processo de expansão marítima europeia, estando relacionado ao esforço dos povos colonizadores em hierarquizar os grupos humanos a partir de suas características fenotípicas e grau de cultura, justificando assim a escravização de povos nativos na América e na África.
C) O esforço em evidenciar que o conceito de raça não tem fundamentação científica, constituindo-se como uma construção histórica e social, foi motivado pela revisão de experiências traumáticas na história da humanidade, tais como a escravidão africana, o colonialismo europeu e o holocausto.
D) As políticas de ação afirmativa em países como os Estados Unidos e o Brasil, embora apresentem significativas diferenças, tem como denominador comum institucionalizar legalmente a possibilidade de revanche da população negra, historicamente privada de direitos e oportunidades.
E) A despeito das críticas, sociólogos, antropólogos e historiadores continuam utilizando largamente o conceito de raça, a partir do qual explicam a contribuição de diferentes povos para a formação da sociedade brasileira, cuja identidade é mestiça, isto é, resultado da mistura das raças branca, negra e índia.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) O esforço em evidenciar que o conceito de raça não tem fundamentação científica, constituindo-se como uma construção histórica e social, foi motivado pela revisão de experiências traumáticas na história da humanidade, tais como a escravidão africana, o colonialismo europeu e o holocausto.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: