O texto a seguir, trecho do Manifesto ao mundo, escrito durante a Revolução Praieira (Pernambuco, 1848)
ENADE 2017 - QUESTÃO 18
O texto a seguir, trecho do Manifesto ao mundo, escrito durante a Revolução Praieira (Pernambuco, 1848), defende:
1º) O voto livre e universal do povo brasileiro; 2º) A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da imprensa; 3º) O trabalho como garantia de vida para o cidadão brasileiro; 4º) O comércio de retalho (varejista) só para os cidadãos brasileiros; 5º) A inteira e efetiva independência dos poderes constituídos; 6º) A extinção do poder moderador e do direito de agraciar (nomear para o cargo); 7º) O elemento federal na nova organização; 8º) A completa reforma do poder judicial, em ordem a assegurar as garantias dos direitos individuais dos cidadãos; 9º) A extinção da lei do juro convencional; 10º) A extinção do atual sistema de recrutamento.
IDEL PRIORE, M.; NEVES, M. E; ALAMBERT, F. Documentos de História do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997 (adaptado).
A heterogeneidade dos agentes participantes do movimento praieiro, evidenciada pela diversidade de temas tratados no Manifesto ao mundo, atribuído a Borges da Fonseca, tem motivado diferentes interpretações. Sobre esse tema, assinale a opção correta.
A) Na perspectiva da História Política, a defesa do movimento praieiro por populares e grandes proprietários rurais indica a emergência de uma identidade nacional, cuja expressão mais visível era a superação das diferenças sociais e econômicas.
B) Na perspectiva da História Social, a participação popular na Revolução Praieira tem sido explicada, entre outros motivos, pela proposta de ampliação dos direitos de cidadania, ao defender a incorporação de homens pobres livres e libertos na sociedade política do Brasil Imperial.
C) Na perspectiva da História Política, o movimento praieiro motivou a suspensão dos conflitos no interior das elites regionais, articulando os interesses agrários e mercantis na província contra o governo central.
D) Na perspectiva da História Social, enfatiza-se a participação popular na Revolução Praieira como evidência da autonomia dos trabalhadores urbanos com relação às elites agrárias e mercantis.
E) Na perspectiva da História Política, o movimento teve um caráter elitista devido às intenções manifestadas pela oligarquia de substituir o governo central em Pernambuco.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) Na perspectiva da História Social, a participação popular na Revolução Praieira tem sido explicada, entre outros motivos, pela proposta de ampliação dos direitos de cidadania, ao defender a incorporação de homens pobres livres e libertos na sociedade política do Brasil Imperial.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: