Antes de sua performance de esqui no último dia dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sait Lake City, o esquiador
ENADE 2010 - QUESTÃO 29
Antes de sua performance de esqui no último dia dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sait Lake City, o esquiador escocês Alain Baxter utilizou a versão norte-americana de um spray descongestionante nasal da Vick, que, diferentemente da versão britânica, continha lev-meta-anfetamina.
Como resultado de seu teste positivo, a ele foi negada a única medalha em esqui já ganha por um britânico na história dos Jogos Olímpicos. Ele apelou ao Tribunal de Arbitragem Esportiva (TAS) do Comitê Olímpico Internacional (COI), que ouviu o caso nos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City em outubro de 2002 e que o absolveu de tentar trapacear. Todavia, seu resultado não foi restituído, nem sua medalha de bronze.
TOJAL & BARBOSA. A ética e a bioética na preparação e na intervenção do
profissional de educação física. 2006 7. 86
Considerando a situação relatada, quais orientações um profissional de educação física deve dar aos praticantes de esporte de alto rendimento no que se refere ao assunto do doping?
A) O atleta sempre é responsável pelas substâncias químicas que ingere; exames antidoping podem não diferenciar uma simples medicação de uma substância ingerida para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.
B) O atleta sempre é responsável pelas substâncias químicas que ingere; exames antidoping diferenciam uma simples medicação de uma substância ingerida para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que podem, entretanto, ser ingeridas, desde que em quantidade mínima.
C) O atleta sempre é responsável pelas substâncias químicas que ingere; exames antidoping só conseguem diferenciar medicações simples em relação àquelas substâncias ingeridas para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.
D) O treinador sempre é responsável pelas substâncias químicas que seus atletas ingerem; exames antidoping podem não diferenciar uma simples medicação de uma substância ingerida para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.
E) O treinador sempre é responsável pelas substâncias químicas que seus atletas ingerem; exames antidoping só conseguem diferenciar medicações simples em relação àquelas substâncias ingeridas para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
A) O atleta sempre é responsável pelas substâncias químicas que ingere; exames antidoping podem não diferenciar uma simples medicação de uma substância ingerida para melhorar a performance; existe uma lista de substâncias proibidas que não podem ser ingeridas, mesmo que em quantidade mínima.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: