Em síntese, segundo o Texto 1, o jovem da Geração Z é mais bem descrito como
Texto 1
O desafio de ser jovem na sociedade atual
Juventude é uma fase da vida em que experienciamos um mix de sensações: a relação com a família, aspectos sentimentais, questões de trabalho e educação, dentre outras. Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles vivem em busca de satisfazer suas necessidades financeiras e pessoais. É a famosa “Geração Z”!
Também chamados de nativos digitais, quem nasceu nessa geração tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível. Por outro lado, é uma geração que não costuma criar muitos vínculos duradouros com as pessoas. Eles aprenderam a relacionar-se pelas redes sociais e por aplicativos, e evitam sair de casa. Quando podem, usam serviços delivery para não precisarem sair.
Aptos a serem agentes ativos da transformação do cenário atual, precisando que sua voz seja ouvida, entre as principais aflições dos jovens está o desemprego. Afinal de contas, muitos terminam seus estudos e precisam esperar muito tempo até conseguirem entrar no mercado de trabalho, sendo essa uma dificuldade que já acontecia antes do Coronavírus.
De acordo com especialistas, para o pós-pandemia, é necessário que os jovens adquiram novas habilidades para que, de fato, não acabem se tornando uma geração perdida. Entre as competências mais relevantes para o mercado do futuro, os pesquisadores citam: curiosidade, protagonismo, liderança, resiliência, autoconhecimento, inteligência emocional, proatividade.
As transformações tecnológicas dão aos jovens a possibilidade de um futuro promissor, mas eles ainda encontram obstáculos. Muitos tiveram dificuldades em manter o ânimo e a concentração durante as aulas on-line, além da falta de computador e de internet que, infelizmente, fez parte da realidade de muitos. Entre os desafios, promover aprendizagem ativa é uma das estratégias para engajar os estudantes. Isso porque, durante a pandemia, dados da Unicef mostraram um cenário assustador: o percentual de alunos desmotivados, de acordo com a percepção de pais ou responsáveis, passou de 46% em maio para 51% em julho; e, com o tempo, mais estudantes passaram a ter dificuldades na rotina estudantil, passando de 58% para 67% no mesmo período.
Entre os desafios de ser jovem na sociedade atual, há, também, preocupações sobre o envolvimento com questões sociais e políticas. Um estudo da Box 1824 mostrou que 63% dos jovens da Geração Z defendem toda causa ligada à identidade das pessoas (gênero, etnia e orientação sexual, porexemplo). Pela internet, eles podem se manifestar livremente e expor suas opiniões sobre temas importantes, como movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.
Conectados, eles são os principais responsáveis em organizar de forma on-line eventos e passeatas, a fim de buscar respostas para a falta de perspectiva dos jovens, criando redes de ativismo, e ainda mobilizar movimentos que saem das telas e ocupam as ruas. Segundo uma pesquisa do Think WithGoogle, 85% dos jovens da Geração Z disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo paraalguma causa.
O contato com trabalhos sociais, além de fortalecer os jovens como sujeitos de direito, forma esses jovens, capacitando-os e transmitindo valores éticos nas atitudes do dia a dia, para que eles se reconheçam como cidadãos globais e aptos a serem protagonistas na transformação de um mundo melhor.
Disponível em: https://institutobhfuturo.com.br/o-desafio-de-ser-jovem-na-sociedade-atual.
Acesso em 19.set.22. Adaptado.
UPE 2023 - QUESTÃO 02
Em síntese, segundo o Texto 1, o jovem da Geração Z é mais bem descrito como
a) egoísta, com grande facilidade para aprender e viciado em jogos eletrônicos.
b) prático, permanentemente conectado e resistente a relacionamentos duradouros.
c) antissocial, medroso para enfrentar problemas e facilmente influenciado pela mídia.
d) desinteressado pelos acontecimentos sociais, desmotivado e emocionalmente frágil.
e) bastante estudioso, pouco engajado e extremamente dependente da tecnologia.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
b) prático, permanentemente conectado e resistente a relacionamentos duradouros.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: