A respeito da linguagem do trecho do romance Macunaíma, assinale a alternativa correta
No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava:
— Ai! Que preguiça!...
E não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado nojirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força do homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaiamuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mocambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os yelhos, e frequentava com aplicação a murua a poracé o torê o bacororô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo.
MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 08
A respeito da linguagem do trecho do romance Macunaíma, assinale a alternativa correta.
a) A linguagem é concisa, mecânica, marcada também pela objetividade, remetendo a clássicos como Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
b) É linguagem típica da literatura contemporânea, haja visto Macunaíma ter sido publicado em la. edição no ano de 2020.
c) A linguagem nos remete aos efeitos do humor, do mágico e da sátira. Seu vocabulário é marcado pela presença de palavras indígenas.
d) Resgatando herança do Naturalismo no romance brasileiro, Macunaíma constrói uma linguagem positivista e permeada de termos científicos.
e) A linguagem é na verdade a de um poema, com estrutura textual em forma de versos. Mário de Andrade utilizou, também, rima e metrificação nesses dois parágrafos.
QUESTÃO ANTERIOR:
- No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da
GABARITO:
c) A linguagem nos remete aos efeitos do humor, do mágico e da sátira. Seu vocabulário é marcado pela presença de palavras indígenas.
RESOLUÇÃO:
Em Macunaíma, nota-se que a linguagem também incorpora vocabulário de origem indígena, como exemplifica o nome do protagonista e palavras como “tapanhumas”, “ cunhantâ”, entre outras. Há um tom de humor e de sátira, na caracterização do “ herói sem nenhum caráter”. O elemento mágico é notado na cosmovisão primitiva, que transforma a realidade objetiva de acordo com a vontade interior.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: