Aceito sempre. Aceito todos, ainda que versem sobre ‘A arte de construir móveis em madeira’
Vivendo numa pequena ilha africana, no Norte de Moçambique, estou habituado a ser interrompido, enquanto escrevo, por gente que pretende vender-me frutas, lagostas, polvos, e todo o tipo de antiguidades. Garotos surgem no meu escritório com moedas do século XVIII e XIX, miçangas ainda mais antigas e belíssimos fragmentos de cerâmica chinesa. Mais raramente, trazem-me livros. Quem me traz livros, contudo, não tem a intenção de os vender são para adoção. Essas pessoas, quase sempre já de certa idade, ouviram dizer que guardo muitos livros, e esperam que eu me interesse pelos deles.
Aceito sempre. Aceito todos, ainda que versem sobre ‘A arte de construir móveis em madeira’, que é um dos títulos que me ofereceram pouco antes de me sentar para escrever estas linhas.
Gosto de pensar que aqui nesta Ilha de Moçambique, quase ninguém me pede dinheiro pelos livros, mesmo as pessoas mais necessitadas, por uma questão de respeito pela palavra escrita. Essas pessoas não procuram um comprador para os seus livros. Procuram um leitor Alguém que, lendo os seus livros, os devolva à vida — porque um livro apenas vive enquanto é lido. De forma semelhante, uma pessoa apenas existe desde que esteja em diálogo com outras. A clássica história do último homem na Terra nunca fez, para mim, nenhum sentido, O último homem na Terra já não seria um homem — seria uma assombração.
Adaptado de José Eduardo Agualusa
MACKENZIE 2023 - QUESTÃO 03
Depreende-se corretamente do texto que
a) os garotos, em Moçambique, não têm acesso à educação, apenas as meninas, por isso aqueles devem procurar modos de subsistência desde cedo.
b) uma atividade de linguagem como a leitura de livros é para o autor sempre um momento de encontro entre leitores e escritores.
c) peças arqueológicas, como cerâmicas chinesas, são encontradas no norte da Africa por conta do processo histórico das Grandes Navegações.
d) pessoas de mais idade são as únicas que doam livros porque são as únicas permitidas a acessar a leitura de textos escritos na Africa.
e) a doação de livros é muito comum nas ilhas de Moçambique porque os moradores não têm espaço em casa para guardá-los.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
b) uma atividade de linguagem como a leitura de livros é para o autor sempre um momento de encontro entre leitores e escritores.
RESOLUÇÃO:
O que se afirma na alternativa b encontra-se no texto na seguinte passagem: “ Alguém que lendo os seus livros, os devolve à vida”. Há, portanto, não só um diálogo entre autores e leitores, mas também uma experiência vital, como aquela que ocorre na conversa entre duas pessoas, como se nota na continuação do excerto citado nessa resposta.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: