A família Siva, composta por casal, três filhos, com 5, 9 e 14 anos de idade, e Ana, avó matema de 65 anos de
ENADE 2010 - QUESTÃO 32
A família Siva, composta por casal, três filhos, com 5, 9 e 14 anos de idade, e Ana, avó matema de 65 anos de idade, reside em área de abrangência de unidade básica de saúde. A criança de 5 anos de idade não frequenta a escola, e a de 9 anos de idade tem dificuldades de comunicação, o que prejudica seu desempenho escolar. Ana sofreu dois acidentes vasculares encefálicos, o último há seis meses. Há três meses, mudou-se do interior do estado para a capital em busca de cuidados à saúde. Os três netos lhe auxiliam nas atividades cotidianas e realizam as atividades domésticas. Ana necessita de apoio e supervisão de outra pessoa, o que tem sobrecarregado o neto adolescente.
A família necessita acessar o benefício de prestação continuada e serviço de reabilitação sem, contudo, conseguir organizar-se para isso.Na semana passada, Ana recebeu a visita do agente comunitário de saúde, que conduziu o caso para discussão na equipe e solicitou apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), recém instalado na região. À equipe do NASF conta com profissionais das áreas de geriatria, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Considerando as necessidades de estruturar as ações de uma equipe NASF (E-NASF) e de estabelecer projeto terapêutico singular para a família Silva, avalie as afirmativas apresentadas a seguir.
I. Os profissionais do NASF devem priorizar o planejamento e desenvolvimento de estratégias de prevenção dos fatores de risco para doenças do aparelho circulatório e promover a saúde da população adstrita e evitar que Ana tenha novos episódios de AVE.
II. O terapeuta ocupacional deve desenvolver coletivamente ações integradas a outras políticas sociais como educação e assistência social, que facilitarão o acompanhamento da família Silva e o tratamento dos problemas da população da área de abrangência da UBS.
III. O terapeuta ocupacional e o fisioterapeuta devem iniciar o projeto terapêutico com avaliações domiciliares de Suas condições de saúde e do desempenho ocupacional, de comunicação e motor global de Ana, para, em seguida, aplicarem o plano de orientação junto à família.
IV. Os profissionais da E-NASF devem desenvolver ações compartilhadas e específicas e o terapeuta ocupacional deve contribuir para interpretar as dificuldades da família no fazer cotidiano e para identificar os recursos técnicos e ambientais de promoção à integralidade do cuidado.
V. O terapeuta ocupacional da E-NASF deve contribuir para a avaliação da rede social e de suporte (individual e familiar), da capacidade funcional com prioridade para as pessoas com transtornos neurológicos, seus processos de inclusão social e ações de reabilitação.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e V.
E) IV e V.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) II e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: