O relatório da qualidade do ar elaborado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito
ENADE 2010 - QUESTÃO 17
O relatório da qualidade do ar elaborado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo com referência à região da Grande Vitória no ano de 2006, utiliza um índice de qualidade do ar (IQA) que contempla os seguintes parâmetros: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), partículas inaláveis (PM10) e partículas totais em suspensão (PTS).
O IQA é uma função linear segmentada (por faixa de classificação) e adimensional da concentração dos poluentes, cujos pontos de inflexão são os padrões limitantes de qualidade apresentados na tabela a seguir. Para cada poluente, é calculado um valor de IQA. Desse modo, concentrações de NO2 iguais a 50 µg/m³ e a 150 µg/m³ correspondem, respectivamente, a valores de IQA iguais a 25 e 62 para esse poluente.
Faixas de concentração dos oluentes para o cálculo do IQA.
ESPÍRITO SANTO. Relatório da Qualidade do Ar na Região da Grande Vitória 2006. Cariacica:
Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, 2007. (adaptado).
Considerando as informações no texto e na tabela acima, suponha que o responsável por uma estação de monitoramento. de poluição atmosférica tenha reportado uma evolução para o IQA das PTS, no ano de 2009, conforme mostrado no gráfico da figura a seguir.
Nessa situação e com base nos dados apresentados, conclui-se que,
A) no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente regular, especialmente no mês de junho, com valores de PTS sempre inferiores a 175 µg/m³ .
B) no primeiro semestre de 2009, a qualidade do ar na estação, em relação às partículas totais em suspensão, foi considerada predominantemente boa, em especial no mês de junho, com alguns valores de PTS superiores a 175µg/m³ no semestre.
C) no segundo semestre de 2009, a qualidade do ar foi predominantemente boa, com alguns eventos de qualidade regular. Esse fato se deveu a uma menor produção industrial no período.
D) em 2009, a qualidade do ar é predominantemente boa, ocorrendo somente alguns eventos de concentrações de PTS acima do padrão primário determinado pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.
E) em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a ocorrência de alguns eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS foram superiores a 150 µg/m³, embora sempre inferiores ao do padrão primário estabelecido pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) em 2009, a qualidade do ar é melhor no segundo semestre, com a ocorrência de alguns eventos no primeiro semestre em que as concentrações de PTS foram superiores a 150 µg/m³, embora sempre inferiores ao do padrão primário estabelecido pela Resolução CONAMA n.º 3, de 28/06/1990.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: