Tecnologias para climatizar galpões de produção de frangos de corte vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos
ENADE 2010 - QUESTÃO 22
Tecnologias para climatizar galpões de produção de frangos de corte vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos com o objetivo de melhorar a ambiência dentro do galpão e aumentar a produtividade. Comparando dois galpões comerciais com diferentes sistemas de climatização, observa-se que um galpão foi equipado com um sistema de ventilação e nebulização, e adota uma densidade de 13 aves/mº (G1); já o outro galpão foi equipado com um sistema de ventilação tipo túnel, composto de exaustores e bomba de nebulização, e adota uma densidade de 18 aves/mº (G2). Para avaliar qual galpão apresenta maior eficiência energética para controlar o ambiente interno, analisou-se a variável relativa à eficiência energética em cinco lotes de criação durante 14 meses, em diferentes estações do ano.
A tabela abaixo apresenta os principais índices de eficiência energética nos dois galpões.
Principais índices de eficiência energética
BUENO, L. e ROSSI, L. A. Comparação entre tecnologias de climatização para criação de frangos de conte.
Revista Brasdeira de Engenharia Agricols « Ambiental. v10, n2.p 4907-504, 2006.
Disponível em: <tip: vw sgriambi com.br Acesso em: 28 ago, 2010 (sdaptado).
Com base nos valores apresentados na tabela e nas tecnologias utilizadas para a criação de frangos de corte em galpões comerciais, assinale a alternativa correta.
A) Os índices de eficiência energética foram altos, demonstrando reduzida oportunidade para adoção de medidas de conservação e de racionalização de energia elétrica.
B) Para ambos os galpões e em todos os lotes analisados, o fator de carga foi distante do valor um, indicando que há necessidade de implantação de medidas de racionalização e conservação do uso de energia elétrica.
C) No galpão com alta densidade de animais, existe menor consumo de energia elétrica que no galpão com baixa densidade de animais, e a quantidade de aves produzidas pelo galpão G1 é igual ao G2.
D) Para todos os lotes analisados, os frangos de corte se adaptaram melhor ao ambiente quente, pois o sistema termorregulador desses animais é mais adequado para dissipar calor do que para retê-lo.
E) Em todos os lotes analisados, o G1 apresentou consumo específico por ave e por quilograma de frango produzido menor que aqueles de G2, porém os valores de consumo foram semelhantes entre si na maioria dos lotes, e, assim, deve-se levar em consideração o menor valor agregado no final de cada lote de produção de G2.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) Para ambos os galpões e em todos os lotes analisados, o fator de carga foi distante do valor um, indicando que há necessidade de implantação de medidas de racionalização e conservação do uso de energia elétrica.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: