Uma família que reside em barraco de três cômodos na periferia de um grande centro urbano é composta
ENADE 2010 - QUESTÃO 28
Uma família que reside em barraco de três cômodos na periferia de um grande centro urbano é composta por Marilda, 27 anos de idade, empregada doméstica, Heitor, 31 anos de idade, desempregado há mais de oito meses, Carlos Eduardo de 16 anos de idade, que cumpre medida socioeducativa de liberdade assistida por roubo, Francisco e Marilei, de 12 e 8 anos de idade, respectivamente. Heitor é pai da filha mais nova, sendo os outros filhos oriundos de outros relacionamentos da esposa. Heitor faz uso corrente de bebida alcoólica, tornando-se agressivo com a esposa e o enteado mais velho.
Marilda tem enfrentado dificuldades em relação ao processo de aprendizagem de Francisco, sendo convocada, por diversas vezes, a comparecer à escola para tomar conhecimento de situações de Violência provocadas por seu filho. Marilda, que provê o sustento da casa, trabalha de segunda a sábado. Quando está em casa, tem de realizar os afazeres domésticos e acompanhar Carlos Eduardo na medida de liberdade assistida, semanalmente.
Karen é terapeuta ocupacional e compõe a equipe formada por um psicólogo, uma assistente social e quatro arte-educadores do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no território em que reside a família. Este caso foi discutido pela equipe, sendo sugeridas estratégias intersetoriais, pautadas na Política Nacional de Assistência Social - PNAS (BRASIL, 2004), identificando, como prioridade, o trabalho em rede social de base comunitária e tendo como objetivo minimizar os efeitos de vulnerabilidade a que está submetida a família assistida.
Diante da situação apresentada, avalie a pertinência das seguintes ações a serem desempenhadas por Karen e pela equipe multiprofissional.
I. Realizar contato com a instituição que executa a medida sociceducativa, propondo reuniões para acompanhamento de Carlos Eduardo na liberdade assistida. Encaminhar Heitor para solicitação de benefício de auxilio-desemprego. Verificar a documentação de todos os familiares e encaminhá-los para os serviços públicos existentes para a sua regularização.
II. Realizar reuniões com serviços de saúde, escola, ONGs, equipamentos de cultura, esporte e lazer da região em que reside a família para discussão do caso e sua futura inserção. Desenvolver estratégias para reabilitação da dependência química no território em que reside Heitor. Realizar atividades plásticas visando à produção artística e cultural.
III. Realizar visita domiciliar para conhecer a dinâmica familiar e levantar necessidades básicas quanto às condições de moradia, saneamento básico, alimentação. Realizar reuniões com serviços de saúde, escola, ONGs, equipamentos de cultura, esporte e lazer da região em que reside a família para discussão do caso e sua futura inserção. Incluir Carlos Eduardo em cursos profissionalizantes.
IV. Realizar contato com a instituição que executa a medida socioeducativa, propondo reuniões para acompanhamento de Carlos Eduardo na liberdade assistida. Encaminhar Heitor para o Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad) para tratamento da dependência química. Realizar contato com a escola onde Carlos Eduardo, Francisco e Marilei estudam para acompanhá-los no desempenho educacional. Inserir Francisco e Marilei nas oficinas socioeducativas.
São pertinentes ao caso apenas as ações
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) III e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: