Em uma consulta de enfermagem para coleta de material para realização de Papanicolau, uma mulher com 25 anos
ENADE 2023 - QUESTÃO 28
Em uma consulta de enfermagem para coleta de material para realização de Papanicolau, uma mulher com 25 anos de idade, casada e mãe de uma criança de 1 ano e 4 meses de idade, relatou àenfermeira que não menstrua desde que a criança completou 1 ano de idade.
Ao exame físico, a mulher encontrava-se eupneica, afebril, com mucosas e pele coradas, linfonodos impalpáveis no pescoço, mamas simétricas e indolores à palpação, abdômen globoso, genitália com presença de lesão com borda endurecida profunda, fundo macio e indolor.
Ao exame especular, apresentou conteúdo vaginal transparente, sem odor, e colo íntegro, sem alterações. A paciente relatou que seu companheiro é seu único parceiro sexual e teve uma ferida no pênis havia um ano, a qual foi tratada com remédio caseiro e cicatrizou espontaneamente. A impressão geral da enfermeira foi de que a amenorreia poderia ser indicativa de uma nova gravidez e que os sinais e sintomas seriam compatíveis com sífilis.
Desse modo, a profissional realizou o teste rápido de sífilis, com punção digital, cujo resultado foi positivo. Foi realizado, ainda, teste rápido de gravidez, que também resultou positivo.
Considerando-se os determinantes biológicos, socioculturais, econômicos e políticos de vulnerabilidade, bem como o estabelecido no protocolo do Ministério da Saúde para a atenção básica, quais estratégias de cuidado enfermeira deve aplicar imediatamente no gerenciamento desse caso?
A) Prosseguir com a abordagem sensível e culturalmente competente na atenção integral à família, realizar a captação da gestante para o pré-natal, solicitar exames de rotina do pré-natal e de determinação do tipo de sífilis, realizar tratamento imediato da paciente para sífilis, além de monitorar e notificar o caso.
B) Iniciar o pré-natal, encaminhar a paciente para o seguimento no pré-natal de alto risco, implementar ações de educação em saúde da família e agendar visita domiciliar com médico da equipe para iniciar o tratamento da sífilis do casal.
C) Encaminhar o casal ao médico da estratégia de saúde da família para solicitação dos exames de confirmação da sífilis e da gravidez, notificar o caso, prescrever penicilina, cadastrar a mulher no serviço de pré-natal da unidade básica de saúde e convidar o casal para frequentar o grupo educativo na unidade.
D) Estabelecer, com base no quadro clínico, o diagnóstico de sífilis primária para a gestante e de sífilissecundária para o companheiro, iniciar o pré-natal somente após exame de confirmação de gravidez e encaminhar a paciente ao médico da estratégia de saúde da família para solicitação de exames e realização do pré-natal.
E) Realizar abordagem sensível e culturalmente competente na atenção à família, solicitar exames para confirmação da gravidez e do tipo de sífilis, aguardar o resultado dos exames para iniciar o tratamento, realizar o pré-natal e implementar educação em saúde.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
A) Prosseguir com a abordagem sensível e culturalmente competente na atenção integral à família, realizar a captação da gestante para o pré-natal, solicitar exames de rotina do pré-natal e de determinação do tipo de sífilis, realizar tratamento imediato da paciente para sífilis, além de monitorar e notificar o caso.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: