Um homem com 65 anos de idade, hipertenso, internado há 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
ENADE 2023 - QUESTÃO 23
Um homem com 65 anos de idade, hipertenso, internado há 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a acidente vascular encefálico (AVE), foi transferido para a unidade de clínica médica.
O enfermeiro da unidade, ao realizar sua admissão, identificou Glasgow = 13, acesso periférico salinizado, lesão por pressão estágio II na região sacra e nos calcâneos, diurese em fralda e presença de evacuação pastosa há um dia; observou, ainda, pele seca e sinais de desidratação, além de constatar que o paciente pesava 55 kg e tinha 1,80 m de altura. O paciente apresentava tosse e retenção severa do bolo alimentar em cavidade oral durante a oferta da alimentação.
Diante disso, a equipe multidisciplinar optou por instalar sonda nasoenteral (SNE), em posição pós-pilórica, com início de dieta enteral. O paciente recebe, entre outros medicamentos: ácido acetilsalicílico – 1 comprimido de 100 mg, uma vez ao dia; clopidogrel – 1 comprimido de 100 mg, uma vez ao dia; e losartana potássica – 1 comprimido de 50 mg, de 12 em 12 horas.
Com base nesse caso clínico, avalie as afirmações a seguir.
I. A dieta enteral por sonda é indicada para esse paciente em razão da disfagia, além da desidratação, da pele seca e das lesões por pressão; porém é contraindicada pelo índice de massa corporal (IMC) do paciente, que é igual a 20 kg/m², o que revela eutrofia.
II. A prescrição de enfermagem deve conter lavagem de sonda com água potável no início e no fim da administração da dieta, antes e depois da administração de medicamentos e periodicamente, se não houver contraindicação clínica, uma vez que pode ocorrer obstrução da SNE na forma de administração contínua, por interação medicamento/dieta e pelo tipo de dieta administrada.
III. A administração de ácido acetilsalicílico, clopidogrel e losartana potássica, via sonda, exige a pausa da dieta uma hora antes e uma hora após a administração dos medicamentos; pois, assim, é possível diminuir o nível sérico das drogas, evitando-se complicações como a toxicidade.
IV. O enfermeiro deve conhecer a interação entre as drogas e os nutrientes e, quando possível, sugerir à equipe médica modificação da forma disponível (elixires, suspensões, cápsulas com revestimento entérico e(ou) absorção programada) ou da via de administração de medicamentos, a fim de evitar obstruções.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) II e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: