A síndrome da Covid longa pode afetar metade dos pacientes infectados por SARS-CoV-2. É o que aponta
ENADE 2023 - QUESTÃO 33
TEXTO 1
A síndrome da Covid longa pode afetar metade dos pacientes infectados por SARS-CoV-2. É o que aponta um estudo conduzido pela Fiocruz Minas e publicado pela revista Transactions of The Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, em maio de 2023, que relatou que 50% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentaram alguns sintomas pós-infecção. Os pesquisadores acompanharam 646 pacientes, com idade entre 18 e 91 anos, ao longo de 14 meses, e contabilizaram mais de 20 sintomas recorrentes, entre eles, a alopecia.
Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/sindrome-da-covid-longa-pode-afetar-
-metade-dos-pacientes-infectados-por-sars-cov-2. Acesso em: 25 jun. 2023 (adaptado).
TEXTO 2
Uma paciente com 42 anos de idade buscou assistência estética com queixa principal de queda capilar. Durante a anamnese, relatou que a perda se iniciou há cerca de seis meses, após um quadro de gravidade moderada de Covid-19, com internação hospitalar.
A paciente referiu que, após a internação, seguiu tratamento em casa, com sintomas de tosse e falta de apetite que perduraram por aproximadamente três semanas. Informou que houve melhora do quadro clínico associado à Covid-19, mas não notou redução na queda de cabelo.
Afirmou que lava o cabelo a cada dois dias com xampu para cabelos descoloridos e que não possui antecedentes familiares para alopecia. Ao exame físico, foi identificado que a haste capilar apresentava pouca porosidade, devido à presença de química de descoloração, realizada há cerca de dois meses.
No couro cabeludo, notou-se intensa rarefação dos fios de forma difusa, sobretudo na área frontal, com fios nascendo enfraquecidos e couro cabeludo sem lesão.
Considerando o caso clínico apresentado no texto 2, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de microagulhamento associado à aplicação de ativos vasodilatadores e fatores de crescimento pode estimular o crescimento de novos fios.
II. A realização de tratamentos para queratinização, com o objetivo de reduzir o eflúvio telógeno e a quebra da haste capilar, e o uso de hidratantes capilares em home care são ações recomendáveis a essa paciente.
III. A aplicação de alta frequência no couro cabeludo pode ser indicada com o objetivo de melhorar a oxigenação e a nutrição da área acometida, minimizando, por conseguinte, o quadro de eflúvio telógeno.
IV. O corte das pontas dos fios é uma ação que pode ser recomendada para essa paciente, uma vez que ele possibilitaria fortalecer a haste, estimular o crescimento dos fios e, consequentemente, reduzir a queda.
V. O uso de nutracêuticos ou suplementos para favorecer o crescimento de novos fios é uma opção de tratamento complementar, visto que o eflúvio telógeno pode estar relacionado à deficiência nutricional.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) I, III e V.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: