Um homem, com 42 anos de idade, deu entrada no hospital com fratura do fêmur esquerdo. Após três dias de i
ENADE 2023 - QUESTÃO 26
Um homem, com 42 anos de idade, deu entrada no hospital com fratura do fêmur esquerdo. Após três dias de internação, o paciente evoluiu para um quadro de infecção pulmonar, causado por Pseudomonas aeruginosa.
A equipe clínica submeteu o paciente à terapia com gentamicina na dose de 160 mg, fracionada em três administrações diárias, por 10 dias. Durante a terapia, o quadro clínico se estabilizou e a infecção regrediu, todavia, o paciente apresentou elevação dos níveis de creatinina, conforme mostra a tabela a seguir.
A avaliação clínica e a análise do perfil farmacocinético, realizadas pelo farmacêutico e demonstrados no gráfico que se segue, sugerem um quadro de nefrotoxicidade.
Concentrações plasmáticas (µg/mL) após a administração de gentamicina por via intravenosa
no paciente, na forma de dose única (a cada 24 h) ou fracionada em 3 doses (a cada 8 h)
BRUNTON, L. L. Goodman & Gilman - As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12. ed.
Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2012 (adaptado).
Considerando a situação e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca da conduta do profissional farmacêutico.
I. O profissional farmacêutico pode sugerir a modificação no esquema terapêutico por meio da redução da dose administrada, a cada 8 h, sabendo que a reação adversa causada pelo fármaco é resultado da ultrapassagem do limiar de toxicidade da droga, devido às concentrações plasmáticas elevadas e aos períodos prolongados de exposição ao fármaco.
II. O profissional farmacêutico pode sugerir a modificação no esquema terapêutico, para a administração de uma dose a cada 24 h, considerando a reação adversa causada pela gentamicina estar relacionada ao maior tempo de persistência da concentração plasmática da droga acima do limite superior relativamente seguro.
III. O profissional farmacêutico pode sugerir modificação na posologia da droga, utilizando quatro administrações diárias de 80 mg cada uma, o que resultará em menor pico de concentração plasmática, evitando, assim, o risco de ocorrerem reações adversas.
IV. O profissional farmacêutico pode sugerir a manutenção da posologia e do tempo total de tratamento com a droga, sabendo que as concentrações dos aminoglicosídeos nos tecidos são baixas e que a lesão renal não está relacionada ao fármaco.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
D) I, III e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: