A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, divulgada em 29/07/2015
ENADE 2015 - QUESTÃO 16
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, divulgada em 29/07/2015, de elevar a taxa de juros básica da economia em 0,5%, para o nível de 14,25% ao ano, corresponde a uma contração monetária e implica menor nível de atividade econômica nos próximos períodos. A relação entre o nível de atividade econômica, medido pela taxa de desemprego, e a taxa de inflação é estudada por meio da versão moderna da Curva de Phillips. Os dados mensais no período de novembro de 2012 a abril de 2015 (30 observações) para essas duas variáveis foram obtidos na página do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A componente cíclica do desemprego foi obtida utilizando-se o filtro Hodrick-Prescott.
A Curva de Phillips aumentada pelas expectativas pode ser especificada como:
em que se presume que as expectativas de inflação são a própria inflação passada que resulta em
em que é a variação da inflação, é o nível de desemprego, é a taxa natural de desemprego e E é a resposta da inflação aos desvios do desemprego em relação à taxa natural de desemprego.
Utilizando-se um modelo de regressão simples entre a variação da inflação e o ciclo de desemprego, o coeficiente E foi estimado em -0,7, com uma probabilidade exata do teste (p-valor ou nível empírico de significância) associado de 0,0865.
Nas figuras abaixo, estão dispostos a evolução da variação da inflação (em azul) e do ciclo de desemprego (em vermelho) e também o diagrama de dispersão para essas duas variáveis, com a reta de regressão ajustada (em preto) para os dados da economia brasileira.
Considerando a teoria da Curva de Phillips e os resultados obtidos para a economia brasileira, avalie as afirmações a seguir.
I. Se a decisão de contração monetária do Banco Central do Brasil for crível, a Curva de Phillips será deslocada paralelamente para baixo.
II. Para um nível de significância de 0,05, é possível inferir que há evidência de relação entre inflação e desemprego no Brasil.
III. Se a taxa natural de desemprego for de 4,5% ao mês, espera-se que a inflação seja 1,75% menor, se o nível de desemprego atingir 7% ao mês.
IV. Se o Banco Central desejar manter a taxa de inflação constante (sem variação), para uma taxa natural de desemprego de 4,5%, o nível de desemprego deve ser de 6,5%.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) I e III.
D) II e IV.
E) III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) I e III.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: