A prevalência das lógicas comerciais manifesta-se no reduzido mosaico interpretativo dos fenômenos sociais;
ENADE 2015 - QUESTÃO 20
A prevalência das lógicas comerciais manifesta-se no reduzido mosaico interpretativo dos fenômenos sociais; na escassa pluralidade argumentativa, em razão de enfoques que reiteram temas e ângulos de abordagem; na supremacia de gêneros sustentados por altos índices de audiência e patrocínios (telenovelas, telejornais, reality shows); nas baixas influências públicas nas linhas de programação; no desapreço pelos movimentos sociais nas pautas midiáticas; na incontornável disparidade entre o volume de enlatados adquiridos nos Estados Unidos e a produção audiovisual nacional.
Seria miopia enxergar apenas manipulações no que a mídia difunde, ou supor que as audiências submergem na passividade crônica, pois sabemos que há emissões e respostas diferenciadas e heterogêneas — inclusive as que, às vezes, contrariam, reelaboram ou rebatem certas visões e intenções difundidas pelos dispositivos midiáticos. Não há, pois, um modelo único, que se imponha, mecanicamente, aos receptores.
MORAES, D. A Tirania do fugaz: Mercantilização cultural e saturação midiática. /n: MORAES, D. (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006 (adaptado)
A partir do texto apresentado, verifica-se que a relação entre mídia e público pode ser analisada pela
A) Teoria Crítica e pela Teoria dos Estudos Culturais, na medida em que a primeira defende o papel ativo do público na recepção das mensagens, ao passo que a segunda trata do poder da mídia e de sua capacidade de afetar diretamente o público que não dispõe de defesas cognitivas.
B) Teoria Hipodérmica e pela Teoria dos Estudos Culturais, pois a primeira denuncia o caráter conservador dos meios de comunicação e sua capacidade de controle do imaginário coletivo, ao passo que a segunda observa que, apesar da força dos meios de comunicação, os indivíduos são capazes de recepções ativas, a depender de suas relações sociais e históricas.
C) Teoria Hipodérmica e pela Teoria Crítica, pois a primeira defende os efeitos superficiais dos meios de comunicação, que podem ser revertidos por intermédio de complexos processos de reflexão, ao passo que a segunda enfatiza que, no interior das relações sociais, os indivíduos são capazes de recepções ativas e transformadoras.
D) Teoria dos Estudos Culturais e pela Teoria Organizacional, pois a primeira reflete acerca da capacidade ativa do público no processo da recepção a partir da figura do líder de opinião e sua influência em seu círculo primário, ao passo que a segunda observa o caráter de negócio dos produtos midiáticos e sua lógica de aumento de audiência e receitas.
E) Teoria dos Estudos Culturais e pela Teoria do Newsmaking, na medida em que a primeira, apesar de observar o indivíduo em contexto social, enfatiza que o poder da mídia suplanta as resistências cognitivas dos receptores, ao passo que a segunda aponta para a importância dos processos produtivos na produção da notícia.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) Teoria Hipodérmica e pela Teoria dos Estudos Culturais, pois a primeira denuncia o caráter conservador dos meios de comunicação e sua capacidade de controle do imaginário coletivo, ao passo que a segunda observa que, apesar da força dos meios de comunicação, os indivíduos são capazes de recepções ativas, a depender de suas relações sociais e históricas.
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