LM. 24 anos de idade, não para quieta. A abstinência está no auge. Observa duas fotos suas na capa de uma revista
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
Viciada em crack, ex-modelo vive nas ruas de São Paulo
LM. 24 anos de idade, não para quieta. A abstinência está no auge. Observa duas fotos suas na capa de uma revista. Na primeira foto, aparece linda, nos tempos de modelo. Na segunda, a imagem atual, após dois anos de vício em crack e morando na rua.
“Você precisa decidir qual das duas você quer ser”, diz um amigo, tentando impedi-la de voltar ao fluxo — nome dado à aglomeração de viciados que hoje fica na esquina da rua Helvétia com a alameda Cleveland, na cracolândia, região central de São Paulo. “Estou confusa, quero fumar”, diz ela.
Viciada em crack, ex-modelo vive nas ruas de São Paulo. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 nov. 2014.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).
No quadro a seguir, produzido pela Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e pelo Ministério da Saúde, apresentam-se as formas de inclusão da temática das drogas na mídia.
BRASIL. Agência de Notícias dos Direitos da infância (Andi).
Ministério da Saúde. Mídia e Drogas: O perfil do uso e do
usuário na imprensa brasileira. Brasília, 2004.
Disponível em: <http://www.andi.org.br>. Acesso em: 24 jul. 2015.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca das condutas jornalísticas adequadas para uma cobertura relativa ao consumo de drogas.
I. Considerando que, na legislação brasileira, a posse de drogas e o tráfico são crimes, as mídias jornalísticas devem privilegiar um enfoque policial e de segurança pública quando o assunto for objeto de cobertura, mesmo em situações que não envolvam violência.
II. É importante acompanhar as políticas públicas sobre drogas e, também, as trajetórias individuais, para que o jornalismo possa ilustrar e humanizar as consequências do abuso de drogas, com o cuidado de não vitimizar os usuários.
III. Tanto a reportagem citada quanto o quadro mostram que a cobertura da grande mídia concentra-se, em grande parte, na repercussão de casos individualizados, o que sugere a precariedade da discussão da temática drogas.
IV. O enfoque das matérias jornalísticas, a exemplo da reportagem apresentada, deve ser, principalmente, afigura do usuário, vítima do tráfico, da toxicodependência e da ausência de políticas públicas antidrogas.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) II e III, apenas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: