O mundo do marketing digital e social, dos tablets, dos smartphones e dos aplicativos traz oportunidades
ENADE 2015 - QUESTÃO 17
O mundo do marketing digital e social, dos tablets, dos smartphones e dos aplicativos traz oportunidades imensas, mas também grandes desafios. “Ele oferece às empresas mais acesso aos seus clientes, novos insights acerca de suas preferências e uma criativa paleta com mais opções, com a qual trabalhar”, diz um executivo de marketing. “A grande questão é a complexidade e a fragmentação, a quantidade de escolhas que existe”, diz outro. O desafio consiste em reunir tudo isso de uma maneira organizada. Por conta disso, muitas empresas adotam o conceito de comunicação integrada de marketing (CIM), segundo o qual a empresa integra, cuidadosamente, seus diversos canais de comunicação a fim de transmitir uma mensagem clara, consistente e persuasiva sobre a organização e todas as suas marcas.
A CIM requer o reconhecimento de todos os possíveis pontos de contatos do cliente com a empresa e suas marcas. Cada contato com a marca transmitirá uma mensagem, seja ela boa, ruim ou indiferente. A meta da empresa deve ser passar uma mensagem positiva e consistente em todos os pontos de contatos. A CIM reúne todas as mensagens e imagens da empresa. Seus anúncios impressos e televisivos transmitem a mesma mensagem, têm a mesma aparência e causam a mesma impressão que suas comunicações por meio de e-mail e venda pessoal. E seus materiais de relações públicas projetam a mesma imagem que seu site, suas redes Sociais e seus esforços de marketing móvel. Muitas vezes, diferentes mídias desempenham papéis exclusivos na atração, informação e persuasão dos clientes, devendo esses papéis ser cuidadosamente coordenados segundo um plano geral de comunicação e marketing.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing, 15 ed.
São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015 (adaptado).
Considerando o cenário de fragmentação da atenção do cliente, conforme mencionado no texto, é correto afirmar que
A) as ações de mídia em smartphones, tablets e meios digitais fragmentam ainda mais a atenção do cliente e tornam-se prejudiciais aos objetivos da CIM.
B) as ações de mídia em plataformas móveis, por possuírem um baixo índice de persuasão e convencimento, são programadas na CIM como um derradeiro recurso de mídia.
C) as ações de mídia denominadas bellow the line, ou no media, são rejeitadas no planejamento de mídia da CIM por tornarem-se dispendiosas em comparação às ações above the line, ou mídias tradicionais.
D) o planejamento de mídia ganha força e importância na CIM por tornar-se uma estratégia de atração e de retenção da atenção do cliente, inclusive por meio de táticas de no media e ações bellow the line.
E) o planejamento de mídia da CIM programa mensagens diferentes para canais diferentes dada a ideia de que anúncios impressos projetam a imagem da empresa de maneira distinta das ações de relações públicas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
D) o planejamento de mídia ganha força e importância na CIM por tornar-se uma estratégia de atração e de retenção da atenção do cliente, inclusive por meio de táticas de no media e ações bellow the line.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: