O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) foi criado pelo governo federal para diminuir o déficit habitacional
ENADE 2015 - QUESTÃO 29
O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) foi criado pelo governo federal para diminuir o déficit habitacional no Brasil. Paralelamente aos êxitos do PMCMV, os aluguéis e o preço da terra tiveram substancial aumento em todo o país. Alguns economistas discutem a possibilidade de uma bolha no mercado imobiliário brasileiro, pois, segundo uma pesquisa, os índices de preços de imóveis e aluguéis dobraram em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, entre 2008 e 2013. Controvérsias à parte, é possível buscar na história do pensamento econômico modelos que auxiliam a pensar a relação entre os dois fenômenos, a saber, a expansão imobiliária realizada pelo PMCMV e o aumento do preço da terra e dos aluguéis.
A questão da renda da terra foi trabalhada pelos economistas clássicos, que encontram no modelo da Renda Diferencial da Terra, do economista inglês David Ricardo, sua expressão teórica mais acabada. Este modelo relaciona os rendimentos marginais decrescentes originados dos diferentes níveis de fertilidade da terra à distribuição do excedente entre as classes sociais. O modelo da renda diferencial também é usado como modelo locacional, segundo o qual as terras mais distantes possuem a mesma função lógica das terras menos férteis.
Ainda de acordo com esse modelo, a sociedade é dividida em três classes sociais: trabalhadores, capitalistas e proprietários de terra. Com o aumento da população, as terras de menor fertilidade (ou mais distantes, na versão locacional) passam a ser utilizadas, o que mostra uma relação dinâmica na apropriação do excedente econômico pelas classes sociais entre salários, lucros e renda da terra.
Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. A expansão do PMCMV para as periferias, carentes de habitação, tem como efeito, segundo o modelo de Ricardo, um aumento dos aluguéis nas áreas centrais das grandes metrópoles brasileiras.
II. A expansão da fronteira imobiliária é realizada em favor da classe dos proprietários de imóveis, uma vez que trabalhadores e capitalistas passam a pagar aluguéis mais caros. Um dos efeitos mais importantes desse processo, supondo-se que os salários sejam de subsistência, é o aumento nominal dos preços e dos salários.
III. O aumento da renda da terra devido à expansão imobiliária promovida pelo PMCMV provoca um impacto positivo no crescimento econômico, uma vez que destina as rendas geradas pela valorização fundiária ao investimento produtivo.
IV. Uma política que regulasse o valor dos aluguéis poderia beneficiar a sociedade e aumentar o bem- estar social conforme o modelo da renda diferencial de Ricardo, pois diminuiria a renda da terra em favor dos lucros e salários.
V. Em longo prazo, nenhuma das três classes sociais altera sua posição relativa segundo o modelo de Ricardo, pois, conforme a doutrina liberal adotada pelo economista inglês, as leis naturais da economia levam a sociedade ao equilíbrio, ideia que, associada à realidade brasileira, indica que o preço dos aluguéis no Brasil tende a baixar nos próximos anos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) I, II e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: