Quanto vale uma informação? No dia 2 de junho último, o Wikileaks anunciou que pagaria 100 mil dólares
ENADE 2015 - QUESTÃO 27
Quanto vale uma informação? No dia 2 de junho último, o Wikileaks anunciou que pagaria 100 mil dólares a quem desse acesso à íntegra dos termos da Parceria Comercial Transpacífico (TPP).
Hoje sob sigilo, a negociação entre Estados Unidos da América e países da região do oceano Pacífico é considerada o maior e mais abrangente acordo comercial da história. Saber o que cada país exige e oferece, e quais concessões foram feitas por Washington, é material de alto interesse jornalístico. Repórteres das principais empresas de mídia do planeta tentam romper o cerco imposto pelos negociadores até que o acordo seja aprovado pelos respectivos Legislativos.
O Wikileaks quer cortar caminho. Em vez de seguir o método profissional na apuração de notícias — jornalistas convencem fontes a tornar públicas informações, ou por elas são procurados com o mesmo objetivo —, a organização criada em 2006 pelo ativista Julian Assange sacou o talão de cheques. Ou pelo menos instou seus simpatizantes a fazerem isso, já que o total declarado será obtido via crowdsourcing — financiamento coletivo, doações de interessados no vazamento das informações.
A ação agitou o mundo do jornalismo profissional por mexer em um dos cânones mais antigos da profissão, respeitado pelos principais veículos do mundo, ao menos os mais sérios: não se dá dinheiro em troca de informação. O Wikileaks tem uma agenda e milita por ela, acenando com um punhado de dólares para os interessados em lutar pela mesma causa.
DÁVILA, S. Jornalismo e um punhado de dólares. Piauí, ed. 106, julho de 2015.
Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br>.
Acesso em: 25 jul. 2015 (adaptado).
Considerando o fragmento de texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Trata-se de um texto opinativo a respeito da atuação jornalística do Wikileaks e sua base é argumentativa, uma vez que apresenta um ponto de vista sustentado por supostos fatos apurados pelo jornalista.
II. Trata-se de um artigo, pois demonstra a postura do autor/articulista diante de um fato da atualidade considerado relevante para o perfil dos leitores da revista.
III. Trata-se de um texto informativo, dada a objetividade pela qual investiga tema de alta relevância, constituindo-se em uma reportagem.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
C) I e II, apenas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: