Nos anos posteriores à II Guerra Mundial, a política externa confunde-se com a área disciplinar da política
ENADE 2015 - QUESTÃO 28
Nos anos posteriores à II Guerra Mundial, a política externa confunde-se com a área disciplinar da política internacional, na qual predomina o modelo do ator unitário e racional. Nos anos da Guerra Fria, com o advento das armas nucleares e o surgimento das superpotências, a política externa passa a ser tanto uma expressão do aumento da rivalidade bipolar quanto uma alternativa para explicar a competição militar entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União Soviética. Nesse momento, ela passa a constituir-se subárea das relações internacionais e a debruçar-se sobre o nível doméstico e o processo decisório. No pós-Guerra Fria, as análises de política externa se deparam com a questão da democracia, da responsabilidade das ações internacionais dos Estados e seus impactos sobre os cidadãos.
HI, E. Whats to be done? Foreign Policy as a site for polítícal action.
International Affairs, v. 79, n. 2, 2003 (adaptado).
Considerando os fundamentos dos modelos de tomada de decisão e os diferentes momentos históricos de construção das análises de política externa mencionadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A análise de política externa, desde que se constituiu subárea relevante da disciplina de Relações Internacionais, passou a resgatar o papel do Estado como ator unitário e racional, reflexo do realismo político.
II. Antes de se constituir subárea de estudo, a análise de política externa baseava-se na ideia da autonomia de decisão dos Estados em relação às sociedades nacionais, reflexo da influência da corrente realista.
III. Os estudos de tomada de decisão em política externa recebem uma contribuição significativa, nos anos da Guerra Fria, com o desenvolvimento de análises burocráticas, que passam a enfatizar a interação entre líderes políticos, atores burocráticos, cultura organizacional e atores políticos, fora do aparato estatal, nas ações de políticas externas dos EUA e dos países socialistas.
IV. A simultaneidade de acontecimentos e a diversidade de temas que se entrelaçam nas agendas mundial e nacionais, com o fim da Guerra Fria, proporcionam o surgimento de uma nova forma de se analisar o processo decisório em política externa, que parte das mudanças no papel do Estado em suas práticas no campo internacional.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) II, III e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: