Considerando a situação apresentada, redija um texto acerca dos riscos e oportunidades de uma marca investir na criação publicitária

Empresa do setor de cosméticos ensina a “amarrar o amor” e aborda diversidade

As tradicionais simpatias, que fazem parte da cultura popular brasileira, foram o mote de campanha direcionada à celebração do Dia dos Namorados em 2017. A marca e a agência, no entanto, decidiram misturar o tema a uma mensagem que propõe a valorização da diversidade e a quebra de estereótipos. Com o nome de Simpatias de Humor, o comercial estreou na grade da TV aberta e também foi exibido nos perfis da marca em sites de redes sociais. No filme, duas garotas aparecem dançando em uma situação de flerte, enquanto a narração vai descrevendo uma simpatia para, supostamente, “amarrar” a pessoa amada. No fim da sequência, as duas jovens se beijam.
Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2017/05/17/
para-quebrar-estereotipos-natura-ensina-a-amarrar-o-amor.html>. Acesso em: 26 jul. 2018 (adaptado).

ENADE 2018: Considerando a situação apresentada, redija um texto acerca dos riscos e oportunidades de uma marca investir na criação publicitária utilizando estratégia de humor para tratar de temas que abordem diferenças socioculturais, tais como as étnicas e de gênero. Em seu texto, discorra sobre questões éticas que envolvem a utilização do humor na publicidade. (valor: 10,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA:
O estudante deve em sua resposta citar objetivos do uso do humor na propaganda, tais como, influenciar comportamentos, gerar empatia e proximidade, mobilizar emoções para que o consumidor preste mais atenção ao produto/serviço anunciado e, assim, dar visibilidade a uma marca. Deve também mencionar que, por gerar proximidade, pode ser uma boa estratégia para a marca trazer leveza a temas mais complexos, bem como pode ser usado como estratégia de persuasão.

A questão ética deve ser levada em conta considerando-se que o humor utilizado na propaganda pode gerar polêmicas e controvérsias, ao ser pejorativo, ofensivo, desrespeitoso ou agressivo. Além disso, quando mal-empregado, pode reforçar estereótipos e influenciar comportamentos negativos.

O texto deve apresentar, pelo menos, dois riscos do uso do humor na propaganda para tratar de temas que abordam diferenças socioculturais, tais como as étnicas e as de gênero, dentre os apresentados a seguir:

• Um dos principais recursos do humor é a surpresa e o inusitado, o que aumenta a possibilidade de a mensagem desvanecer depois de vista pela primeira vez, caso a marca não conte com outros elementos, além do humor, para atrair a atenção do consumidor.

• A reação ao humor utilizado na propaganda varia, o que pode tornar seu uso polêmico e controverso, pois o que para uns pode ser engraçado, para outros pode ser pejorativo, ofensivo, desrespeitoso, agressivo ou “cair mal”.

• O humor, quando mal-empregado, pode reforçar estereótipos e influenciar comportamentos negativos.

• O perfil do público que se quer atingir com a mensagem deve ser identificado adequadamente. Caso contrário, o efeito pretendido pode não ser alcançado.

O texto deve apresentar, pelo menos, duas oportunidades do uso do humor na propaganda para tratar de temas que abordam diferenças socioculturais, tais como as étnicas e de gênero, dentre as apresentadas a seguir:

• Influenciar atitudes e comportamentos positivos.

• Trazer leveza e bom humor para gerar boa vontade com temas e histórias polêmicas, servindo para quebrar tensões, gerar empatia e tornar a mensagem mais aceitável, o que pode diminuir os contra-argumentos à mensagem veiculada.

• Aumentar atração para a peça, a mensagem e a marca, potencializando o comercial através do “boca a boca” (buzz marketing).

• Exercer a função social da publicidade ao dar visibilidade a causas sociais e a grupos minoritários, valorizando a diversidade e a quebra de estereótipos.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

curiosidades,1,inglês,1,português,1,questão,1816,questão administração,11,questão administração pública,3,questão agroindústria,1,questão albert einstein,1,questão biblioteconomia,15,questão biologia,16,questão biomedicina,14,questão cespe,1,questão ciências,12,questão ciências contábeis,7,questão ciências econômicas,3,questão ciências sociais,6,questão concurso,276,questão design,18,questão direito,159,questão educação física,40,questão enade,331,questão enem,488,questão enfermagem,5,questão espanhol,13,questão famema,40,questão famerp,1,questão fepese,80,questão fgv,52,questão filosofia,5,questão física,31,questão francês,8,questão geografia,142,questão gestão comercial,1,questão gs,20,questão história,58,questão idcap,39,questão ifpi,59,questão inglês,44,questão ioplan,25,questão ita,68,questão jornalismo,3,questão literatura,4,questão mackenzie,1,questão matemática,77,questão medicina,10,questão música,25,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,80,questão odontologia,51,questão português,113,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,48,questão relações internacionais,3,questão secretariado executivo,3,questão serviço social,30,questão sociologia,5,questão técnico enfermagem,55,questão turismo,12,questão ucb,1,questão uece,100,questão uel,58,questão unesp,60,questão unifenas,84,questão vestibular,963,questão zootecnia,10,questões,25,
ltr
item
Questões com Gabarito: Considerando a situação apresentada, redija um texto acerca dos riscos e oportunidades de uma marca investir na criação publicitária
Considerando a situação apresentada, redija um texto acerca dos riscos e oportunidades de uma marca investir na criação publicitária
Considerando a situação apresentada, redija um texto acerca dos riscos e oportunidades de uma marca investir na criação publicitária
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/06/considerando-situacao-apresentada-redija-um-texto-acerca-dos-riscos-e-oportunidades-de-uma-marca-investir-na-criacao-publicitaria.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/06/considerando-situacao-apresentada-redija-um-texto-acerca-dos-riscos-e-oportunidades-de-uma-marca-investir-na-criacao-publicitaria.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo