Questões de História Mackenzie Paraná 2021 com Gabarito Questões de: - Português - Inglês - Espanhol - História - Geografia - Biologia...
Questões de História Mackenzie Paraná 2021 com Gabarito
Questões de:
História
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 26
Observe as imagens a seguir. Elas exemplificam a relação entre religião e autoridade política.
Estela do Código de Hamurabi (Babilónia, 1792-1750 a.C.). O rei Hamurabi, à esquerda, recebe um cetro do deus Marduk, que está sentado no trono.
Estela de Hatexepsute e Tutemés III (sec. XV a.C.). A rainha-faraó Hatexepsute entrega oferendas ao deus Amom-Rá, acompanhada pelo neto e futuro faraó Tutemés.
Camafeu com o imperador Augusto adornado com a coroa de louros (símbolo das vitórias militares) e o cetro com a águia de Júpiter, em reconhecimento ao título de "filho de Deus" que lhe foi concedido pelo Senado, em 42 a. C.
Sobre o uso da religião como fonte da autoridade política nas grandes civilizações antigas, analise as afirmativas a seguir.
I. No caso babilônico, o poder real era exercido no terreno religioso e nele encontrava sua legitimidade, que se materializava no estabelecimento de códigos.
II. No Egito Antigo, o faraó, considerado a encarnação de um deus vivo na Terra, monopolizava as relações entre o mundo dos homens e o dos deuses, por meio do culto e dos sacrifícios.
III. No mundo greco-romano, a figura do rei-sacerdote permanece viva com Augusto, que se tornou chefe supremo da Igreja Romana, e se fez adorar como deus na parte oriental do Império.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 27
A disseminação intercontinental de doenças não é um fenômeno recente, tendo se acentuado com o cruzamento das rotas entre Eurásia e América, no início da Época Moderna.
A respeito da globalização das doenças nos últimos cinco séculos, assinale a afirmativa correta.
(A) No século XIV, as doenças contagiosas eram frequentes na Europa, como no caso da peste bubônica que explodiu entre Europa e Ásia, trazida pelos navios que ligavam os portos do Mar Negro aos da Europa Meridional.
(B) No século XVI, o isolamento geográfico das populações ameríndias as tornou mais resistentes ao contato com as doenças europeias, o que foi importante para enfrentar a varíola e o sarampo durante a conquista do México.
(C) No século XIX, o imperialismo na África teve como modelo hegemônico a colonização de povoamento, o que impulsionou a pesquisa biomédica sobre doenças tropicais para garantir a salubridade da população autóctone.
(D) No contexto da Segunda Guerra Mundial, a pandemia da gripe espanhola, causada por uma mutação do vírus influenza, atingiu vários continentes do planeta e disseminouse graças ao deslocamento aéreo dos soldados.
(E) No Brasil, durante a era Vargas, a febre amarela e a malária foram estudadas por médicos sanitaristas como Emílio Ribas, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, que identificaram o mosquito aedes aegypti como seu transmissor.
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 28
De Viena a Versalhes
Após a derrota da França napoleônica, o Congresso de Viena criou um novo "concerto europeu", que estabeleceu um equilíbrio entre as grandes potências europeias. Por outro lado, esse equilíbrio tornou-se um motor de expansionismo, ao longo do século XIX, pois a guerra foi exportada para fora do Europa: a corrida imperialista levou as nações europeias ao confronto entre si, na disputa por mercados e territórios. Essa dinâmica de paz e guerra é retratada nos principais tratados internacionais firmados entre Viena e Versalhes.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente o tratado citado e seus impactos para a política internacional.
(A) O Congresso de Viena (1814-5) restaurou as dinastias depostas por Napoleão Bonaparte a seus respectivos tronos, desde que submetidas à nova ordem constitucional.
(B) O Tratado de Nanquin (1842), assinado entre a China e a GrãBretanha, impôs o fechamento dos portos chineses e o fim do contrabando de ópio nos territórios sob jurisdição britânica.
(C) A Conferência de Berlim (1884-5) criou o Estado Livre do Congo, concedendo à Bélgica de Leopoldo II a exclusividade dos direitos de comércio e navegação no rio Congo.
(D) O Acordo Sykes-Picot (1916) promoveu a partilha do Oriente Médio entre França e Grã-Bretanha, com vistas ao petróleo do Iraque e à navegação do Canal de Suez.
(E) O Tratado de Versalhes (1919) se baseou na proposta dos 14 Pontos do presidente W. Wilson, lançando a ideia da culpabilidade e responsabilizando a Alemanha pela guerra.
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 29
A expansão marítima e comercial europeia mudou a história da humanidade ao unir a Europa, a África e a América. Os europeus organizaram todo um aparato político, econômico e militar que lhes garantiu o controle sobre o Atlântico. Do século XVI ao XIX, foram retirados da África 12,5 milhões de pessoas, em uma das maiores migrações forçadas da História.
Sobre o comércio atlântico de escravos, assinale a afirmativa correta.
(A) Ocorreu, predominantemente, no Atlântico Norte, para fornecer mão de obra para as plantations do Caribe e do sul dos Estados Unidos.
(B) Foi realizado, primeiramente, pelo império português e permitiu o enriquecimento de suas elites metropolitanas, que se beneficiavam com o exclusivo comercial.
(C) Estimulou a corrida pela colonização do continente africano, iniciada pelos países europeus que tinham pouca participação no volume do tráfico, desde o século XVI.
(D) Atendeu à demanda crescente por mão de obra, nos séculos XVIII e XIX, em função do desenvolvimento do sistema fabril na Europa e nos Estados Unidos.
(E) Declinou no século XIX, em razão do encarecimento do preço dos escravos e do fluxo de imigrantes livres, que oferecia uma mão de obra mais farta e barata.
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 30
A respeito das ditaduras latino-americanas, nas décadas de 1960 e 1970, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os regimes ditatoriais do Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Brasil participaram da Operação Condor, organizada para combater seus oponentes internos.
( ) O governo socialista em Cuba recebeu apoio militar e financeiro da União Soviética, sofrendo o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos.
( ) No Brasil, Argentina e Uruguai, os regimes autoritários foram instalados por meio de golpes militares que, em seguida, foram legitimados por consulta eleitoral.
As afirmativas são, respectivamente,
(A) F – V – F.
(B) F – V – V.
(C) V – F – F.
(D) V – V – F.
(E) F – F – V.
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 31
Sobre a participação do Estado na economia brasileira contemporânea, analise o trecho a seguir.
O papel do Estado foi fundamental para transformar a estrutura produtiva do país em direção ao modelo de desenvolvimento econômico alicerçado no setor industrial, na produção para o mercado interno de bens de consumo não duráveis, no controle do movimento sindical e na elaboração de legislação trabalhista.
O trecho se refere
(A) à política de substituição de importações da Era Vargas.
(B) ao desenvolvimentismo e ao Plano de Metas de JK.
(C) ao milagre econômico do governo Medici.
(D) à abertura econômica no governo FHC.
(E) à política estatizante do governo Lula.
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 32
Apesar de existirem vários partidos nos Estados Unidos, a liderança política desse país tem sido baseada na alternância entre o Partido Republicano e o Partido Democrata.
A respeito das principais pautas defendidas por republicanos e democratas, analise as afirmativas a seguir.
I. Democratas e republicanos apoiam as liberdades individuais, as políticas sociais assistencialistas e a progressiva integração de imigrantes para fortalecer o caráter multicultural da sociedade americana.
II. Os democratas possuem uma filosofia liberal próxima à esquerda democrática, defendendo uma certa intervenção estatal na economia, para proteção dos consumidores e oportunidades a todos os cidadãos de forma igualitária.
III. Os republicanos são mais alinhados a princípios políticos conservadores, como a defesa da propriedade privada, do porte de armas, do livre mercado e da livre concorrência.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.
MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 33
A China é um dos países que mais cresceu nas últimas décadas e tem se projetado como potência no sistema internacional, por isso alguns analistas consideram o século XXI como “o século chinês”.
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente o protagonismo da política externa da China no mundo atual à exceção de uma. Assinale-a.
(A) Durante o governo Trump aumentou o distanciamento entre os Estados Unidos e a China, que se colocou como defensora do multilateralismo frente ao isolacionismo norte-americano.
(B) A nova Rota da Seda (One Belt, One Road), que liga a China à Ásia Central e à Europa, por meio de investimento em ferrovias e portos, ampliou a influência externa da China.
(C) A China aumentou sua presença na África em busca de recursos naturais, fazendo grandes investimentos em infraestrutura e empréstimos aos países africanos.
(D) O Mar do Sul da China tornou-se estratégico para o comércio mundial e passou a ser disputado pela China e outros países da região, como o Vietnã, a Malásia e as Filipinas.
(E) O projeto de integração de Taiwan, Macau e Hong Kong à República Popular da China é uma das metas de Xi Jinping para aumentar a presença da China no Pacífico.