Questões de História Mackenzie Paraná 2021 com Gabarito

Questões de História Mackenzie Paraná 2021 com Gabarito Questões de: -  Português -  Inglês -  Espanhol -  História -  Geografia -  Biologia...

Questões de História Mackenzie Paraná 2021 com Gabarito

História  

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 26
Observe as imagens a seguir. Elas exemplificam a relação entre religião e autoridade política.

MACKENZIE 2021
Estela do Código de Hamurabi (Babilónia, 1792-1750 a.C.). O rei Hamurabi, à esquerda, recebe um cetro do deus Marduk, que está sentado no trono.

MACKENZIE 2021
Estela de Hatexepsute e Tutemés III (sec. XV a.C.). A rainha-faraó Hatexepsute entrega oferendas ao deus Amom-Rá, acompanhada pelo neto e futuro faraó Tutemés.

MACKENZIE 2021
Camafeu com o imperador Augusto adornado com a coroa de louros (símbolo das vitórias militares) e o cetro com a águia de Júpiter, em reconhecimento ao título de "filho de Deus" que lhe foi concedido pelo Senado, em 42 a. C.

Sobre o uso da religião como fonte da autoridade política nas grandes civilizações antigas, analise as afirmativas a seguir.

I. No caso babilônico, o poder real era exercido no terreno religioso e nele encontrava sua legitimidade, que se materializava no estabelecimento de códigos.

II. No Egito Antigo, o faraó, considerado a encarnação de um deus vivo na Terra, monopolizava as relações entre o mundo dos homens e o dos deuses, por meio do culto e dos sacrifícios.

III. No mundo greco-romano, a figura do rei-sacerdote permanece viva com Augusto, que se tornou chefe supremo da Igreja Romana, e se fez adorar como deus na parte oriental do Império.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

GABARITO.

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 27
A disseminação intercontinental de doenças não é um fenômeno recente, tendo se acentuado com o cruzamento das rotas entre Eurásia e América, no início da Época Moderna.

A respeito da globalização das doenças nos últimos cinco séculos, assinale a afirmativa correta.

(A) No século XIV, as doenças contagiosas eram frequentes na Europa, como no caso da peste bubônica que explodiu entre Europa e Ásia, trazida pelos navios que ligavam os portos do Mar Negro aos da Europa Meridional.

(B) No século XVI, o isolamento geográfico das populações ameríndias as tornou mais resistentes ao contato com as doenças europeias, o que foi importante para enfrentar a varíola e o sarampo durante a conquista do México.

(C) No século XIX, o imperialismo na África teve como modelo hegemônico a colonização de povoamento, o que impulsionou a pesquisa biomédica sobre doenças tropicais para garantir a salubridade da população autóctone.

(D) No contexto da Segunda Guerra Mundial, a pandemia da gripe espanhola, causada por uma mutação do vírus influenza, atingiu vários continentes do planeta e disseminouse graças ao deslocamento aéreo dos soldados.

(E) No Brasil, durante a era Vargas, a febre amarela e a malária foram estudadas por médicos sanitaristas como Emílio Ribas, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, que identificaram o mosquito aedes aegypti como seu transmissor.

GABARITO

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 28
De Viena a Versalhes

Após a derrota da França napoleônica, o Congresso de Viena criou um novo "concerto europeu", que estabeleceu um equilíbrio entre as grandes potências europeias. Por outro lado, esse equilíbrio tornou-se um motor de expansionismo, ao longo do século XIX, pois a guerra foi exportada para fora do Europa: a corrida imperialista levou as nações europeias ao confronto entre si, na disputa por mercados e territórios. Essa dinâmica de paz e guerra é retratada nos principais tratados internacionais firmados entre Viena e Versalhes.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o tratado citado e seus impactos para a política internacional.

(A) O Congresso de Viena (1814-5) restaurou as dinastias depostas por Napoleão Bonaparte a seus respectivos tronos, desde que submetidas à nova ordem constitucional.

(B) O Tratado de Nanquin (1842), assinado entre a China e a GrãBretanha, impôs o fechamento dos portos chineses e o fim do contrabando de ópio nos territórios sob jurisdição britânica.

(C) A Conferência de Berlim (1884-5) criou o Estado Livre do Congo, concedendo à Bélgica de Leopoldo II a exclusividade dos direitos de comércio e navegação no rio Congo.

(D) O Acordo Sykes-Picot (1916) promoveu a partilha do Oriente Médio entre França e Grã-Bretanha, com vistas ao petróleo do Iraque e à navegação do Canal de Suez.

(E) O Tratado de Versalhes (1919) se baseou na proposta dos 14 Pontos do presidente W. Wilson, lançando a ideia da culpabilidade e responsabilizando a Alemanha pela guerra.

GABARITO.

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 29
A expansão marítima e comercial europeia mudou a história da humanidade ao unir a Europa, a África e a América. Os europeus organizaram todo um aparato político, econômico e militar que lhes garantiu o controle sobre o Atlântico. Do século XVI ao XIX, foram retirados da África 12,5 milhões de pessoas, em uma das maiores migrações forçadas da História.

Sobre o comércio atlântico de escravos, assinale a afirmativa correta.

(A) Ocorreu, predominantemente, no Atlântico Norte, para fornecer mão de obra para as plantations do Caribe e do sul dos Estados Unidos.

(B) Foi realizado, primeiramente, pelo império português e permitiu o enriquecimento de suas elites metropolitanas, que se beneficiavam com o exclusivo comercial.

(C) Estimulou a corrida pela colonização do continente africano, iniciada pelos países europeus que tinham pouca participação no volume do tráfico, desde o século XVI.

(D) Atendeu à demanda crescente por mão de obra, nos séculos XVIII e XIX, em função do desenvolvimento do sistema fabril na Europa e nos Estados Unidos.

(E) Declinou no século XIX, em razão do encarecimento do preço dos escravos e do fluxo de imigrantes livres, que oferecia uma mão de obra mais farta e barata.

GABARITO.

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 30
A respeito das ditaduras latino-americanas, nas décadas de 1960 e 1970, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os regimes ditatoriais do Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Brasil participaram da Operação Condor, organizada para combater seus oponentes internos.

( ) O governo socialista em Cuba recebeu apoio militar e financeiro da União Soviética, sofrendo o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos.

( ) No Brasil, Argentina e Uruguai, os regimes autoritários foram instalados por meio de golpes militares que, em seguida, foram legitimados por consulta eleitoral.

As afirmativas são, respectivamente,

(A) F – V – F.
(B) F – V – V.
(C) V – F – F.
(D) V – V – F.
(E) F – F – V.

GABARITO.

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 31
Sobre a participação do Estado na economia brasileira contemporânea, analise o trecho a seguir.

O papel do Estado foi fundamental para transformar a estrutura produtiva do país em direção ao modelo de desenvolvimento econômico alicerçado no setor industrial, na produção para o mercado interno de bens de consumo não duráveis, no controle do movimento sindical e na elaboração de legislação trabalhista.

O trecho se refere

(A) à política de substituição de importações da Era Vargas.
(B) ao desenvolvimentismo e ao Plano de Metas de JK.
(C) ao milagre econômico do governo Medici.
(D) à abertura econômica no governo FHC.
(E) à política estatizante do governo Lula.

GABARITO.

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 32
Apesar de existirem vários partidos nos Estados Unidos, a liderança política desse país tem sido baseada na alternância entre o Partido Republicano e o Partido Democrata.

A respeito das principais pautas defendidas por republicanos e democratas, analise as afirmativas a seguir.

I. Democratas e republicanos apoiam as liberdades individuais, as políticas sociais assistencialistas e a progressiva integração de imigrantes para fortalecer o caráter multicultural da sociedade americana.

II. Os democratas possuem uma filosofia liberal próxima à esquerda democrática, defendendo uma certa intervenção estatal na economia, para proteção dos consumidores e oportunidades a todos os cidadãos de forma igualitária.

III. Os republicanos são mais alinhados a princípios políticos conservadores, como a defesa da propriedade privada, do porte de armas, do livre mercado e da livre concorrência.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.

GABARITO.

MACKENZIE 2021 - QUESTÃO 33
A China é um dos países que mais cresceu nas últimas décadas e tem se projetado como potência no sistema internacional, por isso alguns analistas consideram o século XXI como “o século chinês”.

As afirmativas a seguir exemplificam corretamente o protagonismo da política externa da China no mundo atual à exceção de uma. Assinale-a.

(A) Durante o governo Trump aumentou o distanciamento entre os Estados Unidos e a China, que se colocou como defensora do multilateralismo frente ao isolacionismo norte-americano.

(B) A nova Rota da Seda (One Belt, One Road), que liga a China à Ásia Central e à Europa, por meio de investimento em ferrovias e portos, ampliou a influência externa da China.

(C) A China aumentou sua presença na África em busca de recursos naturais, fazendo grandes investimentos em infraestrutura e empréstimos aos países africanos.

(D) O Mar do Sul da China tornou-se estratégico para o comércio mundial e passou a ser disputado pela China e outros países da região, como o Vietnã, a Malásia e as Filipinas.

(E) O projeto de integração de Taiwan, Macau e Hong Kong à República Popular da China é uma das metas de Xi Jinping para aumentar a presença da China no Pacífico.

GABARITO.

Nome

curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,82,provas unicesumar,25,questão albert einstein,50,questão analista em tecnologia da informação,76,questão biomedicina,40,questão cfc,100,questão consulplan,168,questão consultor do tesouro estadual,27,questão cremern,27,questão da agirh,25,questão da albert einstein,71,questão da ameosc,15,questão da amrigs,10,questão da avança sp,88,questão da cesgranrio,70,questão da cespe,1,questão da espcex,397,questão da espm,80,questão da famema,168,questão da famerp,212,questão da fapese,10,questão da fatec,217,questão da fcc,120,questão da fepese,205,questão da fgv,883,questão da fmabc,90,questão da fmj,120,questão da fmp,60,questão da fuvest,633,questão da mackenzie,380,questão da oab,466,questão da obmep,162,questão da puc-rj,81,questão da reis&reis,20,questão da santa casa,259,questão da ucpel,64,questão da uece,302,questão da ueg,168,questão da uel,48,questão da uema,159,questão da uesb,60,questão da ufgd,447,questão da ufpel,107,questão da ufrgs,325,questão da ufu,94,questão da unesc,12,questão da unesp,294,questão da unicamp,227,questão da unicesumar,175,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,94,questão da unifesp,473,questão da unifor,195,questão da unioeste,164,questão da unirv,147,questão da unisc,45,questão da unitins,157,questão da usp,368,questão de administração,156,questão de administração pública,57,questão de agroindústria,1,questão de agronegócio,29,questão de agronomia,75,questão de alemão,25,questão de arquitetura,10,questão de arquitetura e urbanismo,64,questão de artes,60,questão de artes visuais,25,questão de atualidades,25,questão de biblioteconomia,55,questão de biologia,479,questão de biomedicina,68,questão de ciência da computação,41,questão de ciências,42,questão de ciências biológicas,39,questão de ciências contábeis,99,questão de ciências da natureza,229,questão de ciências econômicas,78,questão de ciências humanas,214,questão de ciências sociais,106,questão de comportamento organizacional,29,questão de concurso,2634,questão de conhecimentos gerais,8,questão de contabilidade,228,questão de design,99,questão de direito,828,questão de direito administrativo,12,questão de direito civil,15,questão de direito constitucional,16,questão de direito penal,28,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,16,questão de economia,44,questão de economia empresarial,48,questão de educação física,164,questão de enfermagem,85,questão de engenharia,16,questão de engenharia ambiental,55,questão de engenharia civil,46,questão de engenharia elétrica,46,questão de engenharia florestal,55,questão de engenharia mecânica,45,questão de engenharia química,46,questão de ensino religioso,10,questão de espanhol,397,questão de estatística,24,questão de filosofia,215,questão de física,686,questão de fonoaudiologia,88,questão de francês,68,questão de gastronomia,49,questão de geografia,619,questão de gestão ambiental,46,questão de gestão comercial,28,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,27,questão de gestão hospitalar,25,questão de gestão pública,27,questão de história,575,questão de informática,39,questão de inglês,761,questão de italiano,25,questão de legislação,56,questão de literatura,96,questão de literatura brasileira,22,questão de marketing,44,questão de matemática,1671,questão de matemática financeira,27,questão de medicina,1406,questão de medicina veterinária,79,questão de música,106,questão de planejamento estratégico para cenários,27,questão de português,1400,questão de processos gerenciais,23,questão de química,604,questão de raciocínio lógico,45,questão de radiologia,74,questão de relações internacionais,33,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,30,questão de serviço social,53,questão de sociologia,82,questão de turismo,107,questão de ufgd,87,questão de vestibular,10527,questão de zootecnia,84,questão design de moda,27,questão do cefetmg,274,questão do cfc,148,questão do enade,4502,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,1692,questão do ifpi,753,questão do ifsul,1,questão do ita,287,questão do mackenzie,68,questão do revalida,491,questão engenharia da computação,46,questão engenharia de alimentos,46,questão engenharia de controle e automação,17,questão engenharia de produção,44,questão estética e cosmética,29,questão farmácia,78,questão física médica,25,questão fisioterapia,79,questão fundatec,60,questão gs,20,questão iave,30,questão idcap,39,questão ieses,24,questão ioplan,25,questão jornalismo,30,questão mackenzie,88,questão máxima,50,questão medicina,97,questão modelagem de processos,21,questão nível superior,39,questão nutriçao,154,questão oab,166,questão objetiva,20,questão odontologia,162,questão pedagogia,34,questão psicologia,65,questão publicidade propaganda,30,questão química,85,questão serviço social,57,questão sistemas de informação,26,questão técnico de laboratório,10,questão técnico enfermagem,55,questão tecnologia em agroindustria,25,questão tecnologia em agronegócio,27,questão tecnologia em gestão ambiental,26,questão teologia,27,questão terapia ocupacional,26,questão ucb,1,questão uel,58,questão uenp,65,questão uepg,65,questão unesp,120,questão unicentro,101,questão unip,99,questão unirg,174,questão upe,240,questão uri,84,questões,21366,
ltr
item
Questões com Gabarito: Questões de História Mackenzie Paraná 2021 com Gabarito
Questões de História Mackenzie Paraná 2021 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-bMaolieqRps/YNTObMwG4kI/AAAAAAAAf5A/Qqg_qOBt_GMnJV-OJBxAbe4wUslNQLnWwCLcBGAsYHQ/s16000/Indaga%25C3%25A7%25C3%25A3o-Mackenzie-2021-03.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-bMaolieqRps/YNTObMwG4kI/AAAAAAAAf5A/Qqg_qOBt_GMnJV-OJBxAbe4wUslNQLnWwCLcBGAsYHQ/s72-c/Indaga%25C3%25A7%25C3%25A3o-Mackenzie-2021-03.jpg
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/06/questoes-de-historia-mackenzie-parana-2021-com-gabarito.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/06/questoes-de-historia-mackenzie-parana-2021-com-gabarito.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo