Parei de andar mundo afora, cancelei compromissos. Estou com a minha família na aldeia Krenak, no

Leia fragmentos do texto de Ailton Krenac para responder as questões 33 e 34.

O Amanhã não está à venda
Autor: Ailton Krenak
(Texto escrito em 09 de out. 2020)

Parei de andar mundo afora, cancelei compromissos. Estou com a minha família na aldeia Krenak, no médio rio Doce (MG). Há quase um mês, nossa reserva indígena está isolada. Quem estava ausente regressou, e sabemos bem qual é o risco de receber pessoas de fora. Sabemos o perigo de ter contato com pessoas as sintomáticas. Estamos todos aqui e até agora não tivemos nenhuma ocorrência. A verdade é que vivemos encurralados e refugiados no nosso próprio território há muito tempo, numa reserva de 4 mil hectares — que deveria ser muito maior se a justiça fosse feita –, e esse confinamento involuntário nos deu resiliência, nos fez mais resistentes. Como posso explicar a uma pessoa que está fechada há um mês num apartamento numa grande metrópole o que é o meu isolamento? Desculpem dizer isso, mas hoje já plantei milho, já plantei uma árvore […].

Faz algum tempo que nós, na aldeia Krenak, já estávamos de luto pelo nosso rio Doce. Não imaginava que o mundo nos traria esse outro luto. Está todo mundo parado. Quando engenheiros me disseram que iriam usar a tecnologia para recuperar o rio Doce, perguntaram a minha opinião. Eu respondi: “A minha sugestão é muito difícil de colocar em prática. Pois teríamos de parar todas as atividades humanas que incidem sobre o corpo do rio, a cem quilômetros nas margens direita e esquerda, até que ele voltasse a ter vida”. Então um deles me disse: “Mas isso é impossível”. O mundo não pode parar. E o mundo parou.

Vivemos hoje esta experiência de isolamento social, como está sendo definido o confinamento, em que todas as pessoas têm de se recolher. Se durante um tempo éramos nós, os povos indígenas, que estávamos ameaçados da ruptura ou da extinção do sentido da nossa vida, hoje estamos todos diante da iminência de a Terra não suportar a nossa demanda. Assistimos a uma tragédia de gente morrendo em diferentes lugares do planeta, a ponto de na Itália os corpos serem transportados para a incineração em caminhões.

Essa dor talvez ajude as pessoas a responder se somos de fato uma humanidade. Nós nos acostumamos com essa ideia, que foi naturalizada, mas ninguém mais presta atenção no verdadeiro sentido do que é ser humano. É como se tivéssemos várias crianças brincando e, por imaginar essa fantasia da infância, continuassem a brincar por tempo indeterminado. Só que viramos adultos, estamos devastando o planeta, cavando um fosso gigantesco de desigualdades entre povos e sociedades. De modo que há uma sub-humanidade que vive numa grande miséria, sem chance de sair dela — e isso também foi naturalizado [...].

Esse vírus está discriminando a humanidade. Basta olhar em volta. O melão-de-são-caetano continua a crescer aqui do lado de casa. A natureza segue. O vírus não mata pássaros, ursos, nenhum outro ser, apenas humanos. Quem está em pânico são os povos humanos e seu mundo artificial, seu modo de funcionamento que entrou em crise [...].Michel Foucault tem uma obra fantástica, Vigiar e punir na qual afirma que essa sociedade de mercado em que vivemos só considera o ser humano útil quando está produzindo. Com o avanço do capitalismo, foram criados os instrumentos de deixar viver e de fazer morrer: quando o indivíduo para de produzir, passa a ser uma despesa. Ou você produz as condições para se manter vivo ou produz as condições para morrer [...].

Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro. Depois disso tudo, as pessoas não vão querer disputar de novo o seu oxigênio com dezenas de colegas num espaço pequeno de trabalho. As mudanças já estão em gestação. Não faz sentido que, para trabalhar, uma mulher tenha de deixar os seus filhos com outra pessoa. Não podemos voltar àquele ritmo, ligar todos os carros, todas as máquinas ao mesmo tempo. Seria como se converter ao negacionismo, aceitar que a Terra é plana e que devemos seguir nos devorando. Aí, sim, teremos provado que a humanidade é uma mentira.
Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/krenak-o-
-amanha-nao-esta-a-venda/. Acesso em: 31 mar. 2021.

UNITINS 2021.2 - QUESTÃO 33
A partir do texto de Ailton Krenak e de conhecimentos prévios, avalie as afirmações a seguir e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O confinamento que antes era restrito aos indígenas, que corriam risco de extinção, passou a ser um desafio para pessoas de todo o planeta, por causa da disseminação da Covid-19. Tecnologia e capacidade humana foram insuficientes contra a propagação do vírus. 

( ) O excerto “A minha sugestão é muito difícil de colocar em prática. Pois, teríamos de parar todas as atividades humanas que incidem sobre o corpo do rio, a cem quilômetros nas margens direita e esquerda, até que ele voltasse a ter vida” revela que, com a paralisação generalizada, a sugestão do indígena foi respeitada. 

( ) O autor estabelece relação de intertextualidade ao citar o filósofo Michel Foucault, que escreveu o livro “Vigiar e punir”. E seu texto (de Krenak) está escrito em discurso direto, predominantemente, e oscila em primeira pessoa do singular e do plural. 

( ) Ao afirmar “tomara que não voltemos à normalidade”, Ailton Krenak deseja a continuidade do confinamento social para que as pessoas possam transformar seus comportamentos em relação aos outros. 

( ) O autor indígena critica o capitalismo reducionista, cuja visão define o ser humano como útil apenas enquanto trabalha e produz para gerar riquezas. Quando para de produzir, a pessoa vira estorvo e gera prejuízo. Essa visão tem sido evidenciada por um número de empresários e governantes durante a pandemia Covid-19.

( ) Ailton Krenak revela postura consciente e crítica em defesa da vida do ser humano e de outros seres do planeta. Essa consciência não é novidade para ele, uma vez que inúmeros povos indígenas, há tempo, têm defendido os bens naturais como as florestas e as águas, além de uma vida sem consumismo desenfreado. 

Está correta a alternativa que apresenta a sequência correta, marcada de cima para baixo.

A) V, V, F, V, F e V.
B) V, F, V, F, V e V.
C) F, F, V, F, V e F.
D) V, F, V, V, F e V.
E) F, V, F, V, F e V. 

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
B) V, F, V, F, V e V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

aquestões,1,curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,80,questão da albert einstein,21,questão da avança sp,40,questão da cespe,1,questão da famema,80,questão da famerp,52,questão da fatec,54,questão da fepese,80,questão da fgv,87,questão da fmabc,40,questão da fuvest,367,questão da mackenzie,101,questão da oab,79,questão da santa casa,80,questão da uece,100,questão da uema,94,questão da ufrgs,325,questão da unesp,204,questão da unicamp,83,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,48,questão da unifesp,428,questão da unifor,64,questão da unioeste,80,questão da unitins,49,questão de administração,11,questão de administração pública,3,questão de agroindústria,1,questão de agronomia,20,questão de alemão,25,questão de atualidades,15,questão de biblioteconomia,15,questão de biologia,209,questão de biomedicina,14,questão de ciências,42,questão de ciências contábeis,7,questão de ciências econômicas,3,questão de ciências sociais,69,questão de concurso,561,questão de design,45,questão de direito,265,questão de direito penal,22,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,5,questão de educação física,97,questão de enfermagem,5,questão de espanhol,85,questão de estatística,24,questão de filosofia,64,questão de física,259,questão de francês,33,questão de gastronomia,22,questão de geografia,334,questão de gestão ambiental,17,questão de gestão comercial,1,questão de gestão de recursos humanos,13,questão de história,260,questão de informática básica,10,questão de inglês,229,questão de italiano,25,questão de legislação,10,questão de literatura,48,questão de marketing,17,questão de matemática,423,questão de medicina,105,questão de música,84,questão de português,398,questão de processos gerenciais,23,questão de química,283,questão de relações internacionais,6,questão de secretariado executivo,3,questão de sociologia,32,questão de turismo,53,questão de vestibular,3979,questão de zootecnia,29,questão do cefetmg,134,questão do cfc,50,questão do enade,1600,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,765,questão do ifpi,119,questão do ifsul,1,questão do ita,138,questão do revalida,105,questão filosofia,32,questão gs,20,questão idcap,39,questão ioplan,25,questão jornalismo,3,questão mackenzie,1,questão medicina,10,questão nível superior,39,questão nutriçao,74,questão oab,86,questão odontologia,51,questão pedagogia,12,questão psicologia,3,questão publicidade propaganda,3,questão química,54,questão serviço social,30,questão técnico enfermagem,55,questão ucb,1,questão uel,58,questão unesp,60,questões,7476,
ltr
item
Questões com Gabarito: Parei de andar mundo afora, cancelei compromissos. Estou com a minha família na aldeia Krenak, no
Parei de andar mundo afora, cancelei compromissos. Estou com a minha família na aldeia Krenak, no
Parei de andar mundo afora, cancelei compromissos. Estou com a minha família na aldeia Krenak, no
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/12/parei-de-andar-mundo-afora-cancelei-compromisssosos-estou-com-minha-familia-na-aldeia-krenak-no.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/12/parei-de-andar-mundo-afora-cancelei-compromisssosos-estou-com-minha-familia-na-aldeia-krenak-no.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo