UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 52
“A cidade é particularmente importante como cenário para a circulação das ideias, pois aproxima mais os homens que nela vivem e as sua praças e ruas são os melhores lugares para se saber das novidades. Esses primeiros literatos da França eram de famílias aristocratas que se reuniam nos salões, cafés e teatros e tinham como forma de liberdade a eliminação dos limites. Sua liberdade não era dos libertários, mas dos libertinos. Essa literatura libertina que envolveu a cidade de Paris , quando da morte de Luís XIV, embora clandestina, passou a ocupar um lugar de destaque, até porque o duque de Orleans, que viria a ser o regente da França, era um libertino, inimigo de Luís XIV.”
(FALCON, Francisco. RODRIGUES, Antonio Edmilson. A Formação do Mundo
Moderno: a construção do Ocidente dos séculos XIV ao XVIII. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2006. p. 202)
O texto apresenta o contexto histórico que favoreceu o desenvolvimento do Iluminismo francês. Assinale a opção que explicita corretamente a relação entre os fatores culturais apresentados no texto e o Iluminismo:
(A) As divisões políticas entre as famílias aristocráticas possibilitaram a incorporação da cultura popular ao acervo cultural do Iluminismo francês.
(B) A Igreja Católica impulsionou uma cultura libertina, o que favoreceu o desenvolvimento do Iluminismo.
(C) A cidade foi o lugar de preservação de tradições, o que tornou possível o desenvolvimento da filosofia iluminista.
(D) A ampla troca cultural ocorrida em Paris criou os fundamentos culturais para a liberdade de criação e de crítica, que foram indispensáveis para o desenvolvimento do Iluminismo.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(D) A ampla troca cultural ocorrida em Paris criou os fundamentos culturais para a liberdade de criação e de crítica, que foram indispensáveis para o desenvolvimento do Iluminismo.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: