UNIRG 2022.1 - QUESTÃO 51
“A mineração provocou substancial alteração no panorama colonial do século XVIII, a começar pela incorporação efetiva dos territórios que viriam a compor as capitanias de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A própria ocupação ocorreu de modo diverso ao das áreas litorâneas e pecuarista, pois deu início à urbanização do interior, fenômeno então desconhecido no Brasil, com a construção de Vila Rica, Ribeirão do Carmo, São João del Rei, Sabará, Vila Boa, Vila Bela e um sem-número de povoados e arraiais, muitos deles desaparecidos com oarrefecimento da exploração aurífera.”
(WEHLING, Arno E WEHLING, Maria José C.M. Formação do Brasil colonial. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 165)
Assinale a opção que apresenta corretamente os desdobramentos econômicos e sociais da expansão colonizadora em direção ao interior.
(A) Possibilitou o surgimento de articulações entre áreas econômicas até então isoladas, a exemplo do comércio entre Minas Gerais e Nordeste, além do comércio entre Belém e Goiás.
(B) Originou um processo colonizador homogêneo em todas as regiões da colônia, resultando em um vasto território sob rígido controle da Coroa Portuguesa.
(C) A mineração contribuiu para a concentração populacional no litoral, contribuindo para consolidar o caráter litorâneo da colonização portuguesa.
(D) A economia mineradora deu origem a um tipo de sociedade baseada em baixa capacidade de mobilidade social, o que resultou em lento processo de ocupação territorial no interior.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
(A) Possibilitou o surgimento de articulações entre áreas econômicas até então isoladas, a exemplo do comércio entre Minas Gerais e Nordeste, além do comércio entre Belém e Goiás.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: