Diferentemente do modelo anterior, balizado nas grandes firmas verticalmente integradas, dedicadas à produção
ENADE 2017 - QUESTÃO 31
Diferentemente do modelo anterior, balizado nas grandes firmas verticalmente integradas, dedicadas à produção em massa de mercadorias padronizadas e caracterizadas por formas de organização da produção e do trabalho de modo bastante rígido, as profundas transformações do sistema produtivo em todo o planeta, especialmente a partir da década de 1970, realçaram a emergência e a rápida consolidação de arranjos produtivos, tecnológicos, organizacionais, logísticos e financeiros. Produzindo, assim e mais uma vez, uma nova Geografia.
MONIÉ, E; SINA, G. A mobilização produtiva dos territórios: instituições e logistica do desenvolvimento local. Rio de laneiro: DPRA, 2003 (adaptado).
No período atual, os fluxos não são obrigatoriamente materiais, mas também de capitais, informações, mensagens, ordens. Essa é a inteligência do capital, reunindo o que o processo direto da produção havia separado em diversas empresas e lugares, mediante o aparecimento de verdadeiros círculos de cooperação. Circuitos espaciais de produção e círculos de cooperação mostram o uso diferenciado de cada território por empresas, instituições, indivíduos e permitem compreender a hierarquia dos lugares desde a escala regional até a escala mundial.
SANTOS, M.; SIVEIRA, M. O Brasil: território e sociedade no início do século X0 Rio de Janeiro: Record, 2006 (adaptado)
De acordo com as perspectivas apresentadas nos textos acerca das lógicas de reestruturação produtiva, seus circuitos de produção e a organização espacial, assinale a opção correta.
A) Os Estados-nação foram despossuídos das relações de poder econômico para a organização de seus territórios, que, atualmente, se concentra na ação das grandes empresas e corporações multinacionais.
B) Os novos arranjos produtivos são organizados de modo flexível, com base em diferentes fatores locacionais e exigências do território, como a demanda por altos padrões de tecnologias da informação, por sistemas logísticos eficientes e por significativos mercados locais.
C) As novas dinâmicas econômico-territoriais passam por profundas ressignificações, especialmente por meio das guerras fiscais que mobilizam cidades, estados e regiões para atraírem investimentos e geração de empregos, sobretudo aqueles vinculados aos capitais financeiros.
D) As organizações em redes orientam as dinâmicas do funcionamento do capital, seja em relação aos centros de decisão e localização das bases produtivas, seja em relação à circulação e à distribuição dos produtos ao redor do planeta.
E) As novas divisões territoriais do trabalho geraram mais competitividade no cenário global, mas, ao mesmo tempo, restringiram a mobilidade espacial da população em relação ao mercado de trabalho, especialmente dos segmentos vinculados ao desenvolvimento científico, à indústria criativa e à de alta tecnologia.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
D) As organizações em redes orientam as dinâmicas do funcionamento do capital, seja em relação aos centros de decisão e localização das bases produtivas, seja em relação à circulação eà distribuição dos produtos ao redor do planeta.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: