No cenário mundial de profundas transformações estruturais advindas do esgotamento do modelo industrial
ENADE 2017 - QUESTÃO 32
No cenário mundial de profundas transformações estruturais advindas do esgotamento do modelo industrial fordista, da globalização financeira e da perda da capacidade dos Estados nacionais de regular suas economias, a incerteza quanto ao futuro das cidades tem proporcionado um ambiente propício para a proliferação de modelos de gestão urbana e estratégias de desenvolvimento local elaborados por agências multilaterais e consultores internacionais.
Nesse promissor mercado, são oferecidos modelos de “cidades sustentáveis”, “cidades globais”, “cidades empreendedoras”, “cidades saudáveis”, entre outros, como alternativas viáveis para o equacionamento dos problemas urbanos.
É curioso constatar que tal “projeto de cidade”, intrinsicamente subordinado às regras e aos requisitos da valorização do capital, possa, por vezes, ser propagado pelos mesmos atores internacionais que disseminam o discurso ambiental-social-humanitário do desenvolvimento sustentável.
COMPANS, R. Cidades sustentáveis, cidades globais: antagonismo ou
complementaridade. In: ACSELRAD, H. (Ore): A duração das cidades:
sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro:
Lamparina, 2009 (adaptado).
Com relação aos novos discursos e práticas da gestão urbana na atualidade, conforme mencionado no texto, assinale a opção correta.
A) o modelo de cidades empreendedoras caracteriza-se por ações e políticas urbanas em parceria com empresas e atores privados, ou seja, um modelo de gestão urbana através do estabelecimento de redes de poder econômico e político próprias da globalização.
B) A ideia de cidade sustentável guarda premissas que a distanciam estruturalmente da noção de desenvolvimento sustentável, pois esse modelo de cidade se liga às redes da globalização, e não a ações locais.
C) As redes geográficas estabelecidas pelas cidades globais homogeneízam a função mercadológica específica desses recortes territoriais.
D) As demandas que os novos fluxos do capital impõem às cidades atuais continuam a ordenar o território, principalmente por meio da atividade produtiva.
E) A lógica atual do marketing urbano considera as vocações locais e as demandas dos movimentos sócio territoriais.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
A) o modelo de cidades empreendedoras caracteriza-se por ações e políticas urbanas em parceria com empresas e atores privados, ou seja, um modelo de gestão urbana através do estabelecimento de redes de poder econômico e político próprias da globalização.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: