Considere, a seguir, o relato de Cristino Wapichana, indígena, nascido em Boa Vista, Roraima, escritor e compositor
ENADE 2017 - QUESTÃO 28
Considere, a seguir, o relato de Cristino Wapichana, indígena, nascido em Boa Vista, Roraima, escritor e compositor, que tem como principal tema a cultura indígena.
“Mário de Andrade, vocês já devem ter lido Macunaíma e outras grandes obras dele, foi um cara genial. Morreu aos 52 anos, mas deixou uma história e uma obra esplendorosa. Quando escreve Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, ele consegue informações de um alemão chamado Theodor Koch-Grúnberg, que esteve em Roraima entre 1911 e 1913. Esse alemão saiu de Itu, via rio Negro, e foi de canoa até a ocupação de Roraima, até o rio Orinoco, na Venezuela.
Nesse trajeto, ele colheu muitas histórias, e uma delas foi a de Macunaíma. Na verdade não é Macunaíma, mas Macunáima. Só que Mário de Andrade colocou Macunaíma. Macunaíma fez muitas peripécias, uma história é que ele morre, matam ele, mas ele mesmo ressuscita. Tem uma série de coisas, mas Macunáima, para a gente e para vários povos na fronteira do Brasil com aVenezuela e República Federativa da Guiana, é um semideus. Vocês não conheciam Macunáima, certo? Vocês conheciam Macunaíma, que é o herói sem nenhum caráter.
Para a gente, Macunáima é um semideus e temos grande respeito por ele. Quando o livro começa dizendo que ele nasceu no rio Urariquera, numa noite escura, nasceu negrinho e tal, eu conheço Urariquera e posso dizer que ele não nasceu lá. E então ele fala da Muiraquitã, mas ela não é de lá, é da parte do Amazonas no Pará. Mário de Andrade desloca essa história, ele transforma isso.”
Disponível em: <http://www.32bienal.org.br/>. Acesso em: 20 jul. 2017 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A literatura não necessariamente registra a verdade sobre o real, fato demonstrado pela revelação de Cristino Wapichana, das diferenças entre Macunaíma e Macunáima.
PORQUE
II. O fato de Mário de Andrade ter se baseado no registro escrito por Theodor Koch Grúnberg dificultou uma transposição do valor que o semideus Macunáima apresentava para a comunidade indígena.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: