Estás a rir tio, num ri então, tu não sabes que tem comida de refugiado, deslocado, de roto, de esfarrapado
ENADE 2017 - QUESTÃO 21
TEXTO 1
Estás a rir tio, num ri então, tu não sabes que tem comida de refugiado, deslocado, de roto, de esfarrapado, de desgraçado, lhe procuramos todas as noites nos contentores, lutamos, nos aleijamos, encontramos mesmo boas coisas, ossos de galinha assim com umas tiras recicláveis. Às vezes mesmo encontramos coisas boas, carne de vaca moída que até não é preciso lhe mastigar mais, é só engolir e pronto, pedaços de pão, latas de cerveja, latas de gasosas, tantas latas, tantas, que eu acho que o mundo é uma grande lataria, o problema são os ratos.
Fiquei outra vez sem nada, sem pai, sem mãe, sem irmão, não sei se sou deslocado ou refugiado ou outra coisa qualquer, não sei se amanhã vou acordar, se hoje terei de matar outra vez, se a televisão vai aparecer, se os moços verdes virão, se a carrinha da sopa vai passar, é de mais, tio, eu não aguento, mi dá só cem tio, estou com bué de fome, não diz que não, minha garina foi embora, a minha fome é do tamanho da minha dor, eu tenho muita vontade de chorar, mas ainda tenho um kilunza na mão.
MELO, I. Filhos da pátria. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
TEXTO 2
Esse lugar é um pesadelo periférico
Fica no pico numérico de população
De dia a pivetada a caminho da escola
A noite vão dormir enquanto os manos "decola"
Um mano me disse que quando chegou aqui
Tudo era mato e só se lembra de tiro aí
Outro maluco disse que ainda é embaçado
Quem não morreu, tá preso sossegado
Quem se casou quer criar o seu pivete ou não
Cachimbar e ficar doido igual moleque, então
A covardia dobra a esquina e mora ali
Lei do cão, lei da selva... hã... hora de subir
(Mano, que treta, mano! Mó treta, você viu? Roubaram o dinheiro daquele tio!)
Que se esforça sol a sol, sem descansar Nossa Senhora o ilumine, nada vai faltar
RACIONAIS MC's. Periferia é periferia. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2017 (adaptado).
Considerando o diálogo possível entre música e literatura, especialmente no que se refere aos aspectos linguísticos, estruturais e temáticos do texto 1— que é um conto do autor africano João Melo — e do texto 2 — música do repertório do grupo Racionais MC's -, assinale a alternativa correta.
A) Os textos fazem referência à condição social das populações, caracterizada pela pobreza, e sugerem formas de combate aos sistemas de poder e de violência que incidem sobre essas populações.
B) A oralidade presente nos textos revela uma relação de intertextualidade entre eles, criada pela semelhança dos recursos utilizados para caracterizar os grupos periféricos retratados.
C) Os textos apresentam aspectos culturais semelhantes, relacionados à busca da construção de uma identidade global, sob a influência dos movimentos de diáspora surgidos a partir do final do século XX.
D) A condição do marginalizado social é um tema central em ambos os textos, uma vez que as representações identitárias nas culturas africana e brasileira já se encontram consolidadas.
E) Os dois textos se aproximam quanto à representação da figura do marginalizado, do periférico, embora utilizem na linguagem elementos específicos de suas respectivas populações.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) Os dois textos se aproximam quanto à representação da figura do marginalizado, do periférico, embora utilizem na linguagem elementos específicos de suas respectivas populações.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: