Questões de Biologia UPE 2021 com Gabarito

Questões de Biologia UPE 2021 com Gabarito Confira a prova completa: -  UPE 2021 (1ª fase, 1º e 2º dias) -  UPE 2021 (2ª fase, 1º e 2º dias)...

Questões de Biologia UPE 2021 com Gabarito

UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 01
Observe a imagem a seguir:

UPE 2021
Disponível em: < https://studymaps.com.br/origem-da-vida/ >Acesso em: set. 2020. (Adaptada)

A imagem apresenta informações sobre biogênese e abiogênese. No início da década de 1860, a Academia Francesa de Ciências ofereceu um prêmio em dinheiro para quem tratasse da origem dos microrganismos de forma definitiva. Assinale a alternativa que contempla o ganhador do prêmio por sua descoberta.

a) Miller mostrou que os aminoácidos dos microrganismos formavam as proteínas e eram provenientes de meteoritos, confirmando a biogênese.

b) Needham quebrou os gargalos de frascos livres de microrganismos, expondo seu conteúdo ao ar. Em pouco tempo, eles ficaram com microrganismos, mostrando que a força vital do caldo não foi destruída, confirmando a biogênese.

c) Oparin defendeu os processos de fusão que ocorrem nas estrelas e geram elementos químicos que formam os compostos orgânicos dos microrganismos por meio da teoria do Big Bang, confirmando a abiogênese.

d) Pasteur demonstrou que o surgimento de microrganismos em caldos nutritivos ocorria pela contaminação dos germes oriundos do ambiente externo, e não por geração espontânea, confirmando a biogênese.

e) Redi afirmou que as larvas nasciam de ovos colocados pelas moscas na carne, e não geradas pelos microrganismos, confirmando a abiogênese.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 02
Leia o texto a seguir:

Em artigo publicado no Faseb Journal, pesquisadores do Cepid Redoxoma, liderados pela professora Alicia Kowaltowski, da USP, demonstraram que modificações na forma da mitocôndria alteram sua capacidade de absorção e retenção de cálcio. Assim, afetam o equilíbrio do cálcio celular e provocam problemas em outra organela, constituída por uma rede de túbulos e vesículas, envolvida na síntese de lipídios, na desintoxicação e no transporte intracelular. Mitocôndrias e essa organela são fisicamente ligadas, e a interação entre elas é importante para a sinalização celular. “O que a gente está mostrando nesse artigo é que não apenas o cálcio é transportado por essa organela para a mitocôndria, mas o oposto também acontece”.
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/como-as-mitocondrias-regulam-o-calcio-nas-celulas/ (Adaptado).
Acesso em: set. 2020.

Assinale a alternativa que apresenta a organela que realiza as funções destacadas no texto.

a) Complexo de Golgi
b) Lisossomos
c) Peroxissomos
d) Ribossomos
e) Retículo endoplasmático não granuloso


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 03
Observe a charge a seguir:

UPE 2021
Fonte: imagens Google.

Sobre o ciclo celular e os eventos que o caracterizam, assinale a alternativa CORRETA.

a) A cromatina (1) irá se condensar, marcando o início da metáfase, quando os cromossomos (2) tornam-se longos e grossos.

b) A cromatina (1) está representada em seu grau máximo de condensação nos cromossomos (2).

c) A figura (1) está na fase de prófase, enquanto a figura (2) está na interfase.

d) Na interfase, os filamentos cromossômicos (2) permanecem condensados dentro do núcleo.

e) O cromossomo (2) é do tipo telocêntrico.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 04
Observe a seguinte charge:

UPE 2021
Fonte: imagens Google.

Essa charge representa que tipo de reprodução?

a) Divisão binária, pois um indivíduo se dividiu, dando origem a dois novos indivíduos.

b) Regeneração, pois um indivíduo se fragmentou em pedaços; cada pedaço deu origem a vários outros indivíduos.

c) Esporulação, pois um indivíduo deu origem a vários descendentes de uma só vez.

d) Gemiparidade, pois de um indivíduo surgiu um broto lateral, que cresceu até atingir o tamanho do original.

e) Amitose, pois um indivíduo se dividiu em dois novos indivíduos, trocando cromossomos.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 05
Leia a letra da música a seguir:

Quén! Quen! Quén! Quen!
Lá vem o PATO
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o pato
Para ver o que é que há ...
...Pulou do poleiro
No pé do CAVALO
Levou um coice
Criou um galo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez, o moço
Que foi pra panela
Fonte: Musixmatch
Compositores: Vinícius de Moraes / Sérgio Bardotti / Antônio Pecci Filho
Letra de O Pato © Universal Music Publishing Mgb Spain S.a, Fonit Cetra Music Publishing Srl (Adaptada)

Assinale o tipo de ovo quanto à distribuição do vitelo no pato e no cavalo, respectivamente, destacados na música.

a) Centrolécito e oligolécito
b) Heterolécito e centrolécito
c) Oligocécito e isolécito
d) Telolécito e isolécito
e) Telolécito e telolécito


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 06
Leia o texto a seguir:

O papel da carne na evolução humana 

A carne teve papel fundamental na evolução. O consumo dos produtos de origem animal pode ter contribuído para o crescimento acelerado da massa cerebral humana, devido à grande quantidade de nutrientes e proteínas encontrada ali (diz Rui Murrieta, professor de antropologia da USP). A dieta dos antigos não era exclusivamente carnívora: a alimentação era mais parecida com a dos grandes macacos, que comiam frutas, tubérculos e sementes... É provável que nossos ancestrais tenham começado a consumir o produto há pelo menos dois milhões de anos. As ferramentas usadas na época deixam claro que era possível esmagar ossos e aproveitar o tutano, substância rica em gordura encontrada dentro dos ossos e rica em nutrientes.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/o-papel-da-carne-na-evolucao-humana/ Natalia Cuminale e Marina Dias. Acesso
em: set. 2020. (Adaptado)

Sobre os compostos químicos da alimentação humana e sua importância, assinale a alternativa CORRETA.

a) Proteínas são macromoléculas compostas por aminoácidos, moléculas orgânicas formadas essencialmente por átomos de carbono e oxigênio.

b) Sementes, a exemplo das de milho, são ricas em ácidos graxos saturados e participam de importantes processos, como a mielinização dos neurônios.

c) O fósforo, macronutriente mineral, é encontrado em carnes, aves e peixes, fazendo parte da molécula dos ácidos nucleicos, DNA e RNA, além de ser responsável por ativar enzimas e manter o balanço ácido-básico do organismo.

d) Tubérculos, a exemplo da mandioca, são ricos em amido, principal fonte de alimento da espécie humana, sendo um polissacarídeo estrutural, que, quando quebrado por ação da amilase em glicose, constitui fonte de energia.

e) Nas carnes, encontramos várias vitaminas do complexo B, a exemplo da B6 ou piridoxina, que, durante o desenvolvimento embrionário, atua na formação do tubo neural, dando origem ao sistema nervoso.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 07
Observe a tirinha a seguir

UPE 2021
Apesar da liberdade poética do autor, as fêmeas dos mosquitos são as “hemochatas” hematófagas, ou seja, alimentam-se de sangue. Sobre o tecido sanguíneo e a química da vida, assinale a alternativa CORRETA.

a) A glicose é uma pentose, também conhecida por “açúcar do sangue”, principal fonte de energia para os seres vivos. Esses carboidratos possuem a função energética, enquanto as proteínas têm a função estrutural.

b) Os triglicerídeos ou triglicérides constituem a forma mais eficiente de reserva de energia nos seres vivos. Suas moléculas são constituídas por uma molécula de glicerol e três de ácido graxo.

c) O sangue transporta gás oxigênio e substâncias, tais como glicose, sódio, albumina e ureia, para todas as células do corpo, delas recolhendo gás carbônico e excreções, a exemplo dos hormônios e da amônia.

d) As hemácias são também chamadas de eritrócitos. São células esféricas originadas do ectoderma, repletas de moléculas de hemoglobina, responsável pela cor vermelha do sangue.

e) O sangue é composto pelo plasma sanguíneo, constituído de água, sais minerais e diversas proteínas. Ele também apresenta elementos figurados, por exemplo, hemácias, plaquetas, adipócitos e plasmócitos.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 08
Observe as figuras a seguir, em especial as estruturas apontadas por setas, cílios e flagelos, respectivamente.

UPE 2021
Disponível em: https://www.lasexta.com/. Acesso em: set. 2020.

Analise as afirmativas sobre essas estruturas e assinale a CORRETA.

a) O batimento sincrônico dos cílios permite o deslocamento de muco através do epitélio ciliado da traqueia, enquanto os flagelos permitem o deslocamento dos espermatozoides no líquido espermático.

b) Os cílios são curtos e numerosos, enquanto os flagelos são longos e pouco numerosos. Ambos estão relacionados à locomoção de células eucarióticas em seres multicelulares.

c) Cílios e flagelos originam-se de centríolos que migram para a periferia da célula e crescem pelo alongamento dos seus microtúbulos. Os microtúbulos centriolares são constituídos por nove pares de dois microtúbulos periféricos e um par central, arranjo 9+2.

d) A parte basal que origina os cílios é o cinetossomo, enquanto os flagelos originam-se basalmente do centrossomo.

e) Cílios e flagelos são constituídos por nove grupos de três microtúbulos periféricos de tubulina e um par central.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 09
Observe as imagens a seguir e suas descrições:

UPE 2021
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki Acesso em: 07 set. 2020.

Na ficção, o “casal Incrível” tem superpoderes que lhe conferem força e elasticidade. Em um ser humano normal, essas características estão associadas à/ao

a) elasticidade da pele proporcionada pelas fibras de proteínas encontradas nos tecidos conjuntivos dérmicos, que conferem elasticidade e resistência à pele. A proteína elastina, por exemplo, presente nas fibras elásticas, permite que a pele volte à forma original após ser esticada.

b) extensibilidade das articulações conferidas pela riqueza em fibras elásticas e reticulares, que formam o tecido conjuntivo denso, não modelado ou tendinoso, bastante elástico e capaz de suportar alto grau de compactação.

c) firmeza dos músculos, fruto dos exercícios praticados, pois atividades físicas estimulam mitose nos miócitos, que se dividem e provocam aumento do número de células musculares e do tecido.

d) velocidade de seus músculos estriados que estocam fosfocreatina, fonte direta de energia para a contração muscular rápida, produzida nas mitocôndrias; à medida que o ATP é usado, a célula transfere fosfatos energéticos das moléculas de fosfato de creatina para moléculas de ADP, gerando ATP.

e) tônus muscular, pois depende da inervação feita aos músculos estriados e liso por neurônios aferentes, que mantêm os músculos preparados para a contração rápida e para a manutenção da atividade vital das células musculares.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 10
Durante a pandemia, muitas pessoas se valeram de vídeos para se apropriarem de conhecimentos. Observe os recortes de um vídeo a seguir:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VI8KlsKzV0s>
Acesso em: set. 2020. (Adaptada). 

Leia as frases a seguir e relacione com as imagens do vídeo:

1- A correspondência entre os códons do RNA mensageiro, os anticódons do RNA transportador e seus respectivos aminoácidos constitui o código genético. A ligação entre os aminoácidos é chamada de ligação peptídica.

2- Todas as enzimas da replicação são importantes para o processo, porém a DNA-polimerase é a responsável por sintetizar o DNA.

3- Apenas uma pequena parcela do DNA dos seres eucarióticos tem sua informação transcrita para moléculas de RNA.

4- No núcleo ocorre a replicação e a transcrição. Para haver a tradução, o RNA mensageiro, sintetizado a partir dos genes, precisa levar a mensagem até os ribossomos, organelas responsáveis pela síntese de proteínas.

5- A síntese de RNA a partir de DNA é catalisada pela enzima RNA polimerase. A sequência de bases nitrogenadas do RNA reflete a sequência de bases da cadeia de DNA, que serviu de molde.

6- O RNA transportador é responsável pelo transporte das moléculas de aminoácidos até os ribossomos, onde elas se unem para formar as proteínas.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA.

a) 1B, 2D, 3E, 4C, 5F, 6A
b) 1E, 2A, 3C, 4D, 5B, 6F
c) 1E, 2D, 3B, 4A, 5C, 6F
d) 1F, 2C, 3A, 4B, 5D, 6E
e) 1F, 2A, 3B, 4D, 5C, 6E


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 01
A degradação de florestas aumenta o risco de os seres humanos entrarem em contato com animais hospedeiros de agentes infecciosos, que podem causar doenças ainda sem tratamento específico. No entanto, a recuperação de áreas degradadas pode ajudar a diminuir o risco de transmissão de doenças.

O estudo dos vírus também pode ajudar a criar estratégias de restauração ambiental, sendo uma delas a de se antecipar ao surgimento dos novos vírus, tentar localizá-los e estudá-los antes que se tornem um problema de saúde pública. A bióloga Paula Prist afirma que “não é a floresta que traz doenças, ao contrário, ela nos protege de novos vírus, tais como o Sars-CoV-2”.

Se houvesse a recuperação de 6 milhões de hectares de Mata Atlântica, a redução de populações de roedores que transmitem o hantavírus, agente que causa a hantavirose, seria de até 90%, o que reduziria o risco de até 2,8 milhões de pessoas serem infectadas.
Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 28 ago. 2020. Adaptado.

Além da hantavirose, que outras doenças virais foram associadas à degradação de áreas de florestas e quebra de barreiras entre espécies de mamíferos que são reservatórios naturais de vírus? 

a) Hepatite B, febre amarela e rubéola. 
b) Toxoplasmose, gripe aviária e SARS. 
c) Poliomielite, varíola e difteria. 
d) Zika, dengue e influenza. 
e) AIDS, raiva e ebola.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 02
Os fungos são organismos, que apresentam grande diversidade e importância ecológica, econômica e médica.

Eles são decompositores, produzem substâncias úteis para a indústria farmacêutica, de bebidas e de alimentos, sendo usados no controle biológico de pragas, além de serem parasitas de plantas e animais. Em humanos, desenvolvem micoses comuns, a exemplo da candidíase e frieira.

Essas doenças são causadas por um grupo de fungos, que antes eram classificados no grupo deuteromicetos, considerados fungos imperfeitos.

Candida albicans. Trichophyton rubrum.
Fonte: imagens Google. Acesso em: 20/10/2020.

Os fungos causadores das micoses citadas no texto estão representados nas figuras e são classificados atualmente como

a) Basidiomicetos, grupo ao qual pertencem os cogumelos, que se reproduzem por meio de basídios, corpos de frutificação que produzem os basidiosporos na fase assexuada. 

b) Mastigomicetos, grupo ao qual pertencem espécies com esporos flagelados que se unem por plasmogamia na fase de reprodução sexuada. 

c) Zigomicetos, grupo ao qual pertencem os bolores, tal como os do gênero Rhizopus, que se desenvolvem em alimentos ricos em carboidratos, a exemplo de pães, frutas e verduras, por meio de esporulação dos corpos de frutificação chamados esporângios. 

d) Ascomicetos, grupo ao qual pertencem as leveduras, a exemplo do gênero Saccharomyces, que se reproduzem por brotamento. 

e) Quitridiomicetos, grupo ao qual pertencem as espécies sapróbias ou parasitas que vivem em ambiente terrestre ou de água doce, onde se reproduzem por meio de esporos flagelados.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 03
Analise a letra da música a seguir:

DE UMBIGO A UMBIGUINHO

DE UMBIGO A UMBIGUINHO 
Muito antes de nascer 
Na barriga da mamãe já pulsava sem querer 
O meu pequenino coração, 
Que é sempre o primeiro a ser formado 
Nesta linda confusão. 
Muito antes de nascer 
Na barriga da mamãe já comia pra viver 
Cheese salada, bala ou bacalhau. 
Vinha tudo pronto e mastigado 
No cordão umbilical... 
(Compositores: Toquinho e Elifas Andreato. Álbum: Canção de todas as crianças, 1987).

Sobre as funções do sistema circulatório integradas aos demais sistemas do corpo, assinale a alternativa CORRETA

a) A pulsação do coração se refere à frequência de contração de músculos involuntários que é controlada no nó atrioventricular, região marca-passo que inicia a contração dos átrios e ventrículos.

b) Uma maior frequência cardíaca da mãe conduz mais rapidamente o sangue que é impulsionado em direção aos vasos. Isso facilita as trocas gasosas no corpo do bebê, pois favorece a captação do oxigênio, visto que a hemoglobina da mãe tem maior afinidade pelo oxigênio que a hemoglobina do bebê.

c) Como produto da digestão do cheese salada e do bacalhau ingeridos pela mãe, o bebê pode receber glicose, aminoácidos e ácidos graxos por causa da ação das enzimas amilase, tripsina e lipase, que são produzidas no intestino delgado da mãe.

d) A ureia é resultado do metabolismo das proteínas. Os rins da mãe filtram o sangue e trabalham para retirá-la do seu corpo e o do bebê. Assim, ela é secretada no túbulo distal e no ducto coletor junto com o sódio pela ação da aldosterona, presente nos capilares tubulares.

e) O coração da mãe também atua junto com os rins para regular a pressão arterial, equilibrando o volume sanguíneo. Caso o volume aumente, os átrios se expandem e liberam o hormônio peptídeo natriurético atrial, o que aumenta tanto a excreção de sódio quanto o fluxo de urina.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 04
Muitas vezes, os termos ventilador pulmonar e respirador são usados como sinônimos, noentanto o ventilador pulmonar e o respirador têm funções diferentes, conforme mostra as figuras aseguir. Analise-as!
Claudius. 08-05-1985.
Disponível em: https://acervo.folha.com.br.
Acesso em: 08 ago. 2020.

Figura A e Figura B

Identifique a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre a função da máquina de ventilação pulmonar e do equipamento de proteção individual (EPI) e a função que é exercida pelo sistema respiratório de pessoas saudáveis em condições normais.

a) No item 02 (Fig. A), o ventilador pulmonar substitui a função normal de contração de músculos intercostais e do diafragma, cujos movimentos de contração aumentam o volume da caixa torácica e diminuem a pressão do ar dentro dos pulmões.

b) No item 03 (Fig. A), o ventilador pulmonar substitui a função normal de contração de músculos intercostais e do diafragma, cujos movimentos de contração diminuem o volume da caixa torácica e aumentam a pressão do ar dentro dos pulmões. 

c) No item 03 (Fig. A), o ventilador pulmonar remove o CO2 dos pulmões, impedindo o aumento do pH sanguíneo. Isso é possível ao gerar o aumento da pressão intrapulmonar pela contração do diafragma.

d) No item 01 (Fig. B), o respirador substitui a função do epitélio ciliado, presente no interior das narinas, cujo batimento retira do ar partículas contaminantes e o impulsiona em direção aos brônquios. Nessa região, o ar se mistura com o muco, contendo macrófagos, que fagocitam partículas estranhas.

e) No item 02 (Fig. B), o respirador protege os profissionais de saúde, impedindo a propagação de doenças por inalação de partículas virais e de bactérias liberadas pelas gotículas de saliva quesão transmitidas pelo ar, a exemplo do sarampo, da tuberculose e do tétano.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 05
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga o caso de um estudante de veterinária, que foi picado por uma serpente em sua casa e internado na UTI em estado grave.

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga o caso de um estudante de veterinária, que foi picado por uma serpente em sua casa e internado na UTI em estado grave.

A serpente, dogênero Naja, é exótica, e suspeita-se de que foi trazida aoBrasil pelo tráfico de animais e abandonada em uma caixa, pondo em risco a vida de outras pessoas. Segundo o biólogo Carlos Eduardo Nóbrega, o veneno da Naja pode matar um ser humano em apenas 60 minutos após a picada, pois atinge o sistema nervoso central, afetando a respiração e a noção de espaço e tempo, além de causar sonolência.

Felizmente, a serpente foi encontrada e levada ao zoológico de Brasília, e o estudante melhorou após conseguir a aplicação do soro adequado em tempo hábil (Adaptado).
Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 07 set. 2020. 

Considerando a velocidade da resposta em relação ao tipo de ação da peçonha e à dentição proteróglifa para a sua inoculação, qual das serpentes encontradas no Brasil pode ser comparada à Naja?

Considerando a velocidade da resposta em relação ao tipo de ação da peçonha e à dentição proteróglifa para a sua inoculação, qual das serpentes encontradas no Brasil pode ser comparada à Naja?
Considerando a velocidade da resposta em relação ao tipo de ação da peçonha e à dentição proteróglifa para a sua inoculação, qual das serpentes encontradas no Brasil pode ser comparada à Naja?
Fonte das imagens: Imagens Google (acesso em: 20 out. 2020) https://blogdonurof.files.wordpress.com/2010/09/prot.jpg
(acesso em: 07 nov., 2020) https://publicacoeseducativas.butantan.gov.br/ (acesso em: 07 nov. 2020) 


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 06
As verminoses são doenças parasitárias frequentes no Brasil. São causadas por vermes platelmintos ou nematelmintos, animais endoparasitas, que geralmente se alojam no intestino delgado, mas podem migrar para outros órgãos. Muitas vezes, a contaminação ocorre por ingestão de alimento ou água. Os sintomas variam, e os portadores sintomáticos geralmente apresentam dores abdominais, náuseas, vômito, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. A transmissão para o homem pode depender de um hospedeiro intermediário, de acordo com o parasita. 

Identifique a alternativa que descreve CORRETAMENTE as características das verminoses quanto à localização do parasita no corpo humano, o seu ciclo de vida e a presença de hospedeiro intermediário. Considere as informações contidas nas figuras, conforme esquema a seguir:

Identifique a alternativa que descreve CORRETAMENTE as características das verminoses quanto à localização do parasita no corpo humano, o seu ciclo de vida e a presença de hospedeiro intermediário. Considere as informações contidas nas figuras, conforme esquema a seguir

Disponível em: https://www.cdc.gov/parasites/images/cysticercosis/home_page_image_cysticercosis.jpg
https://www.coladaweb.com/doencas/ teniase 
Acesso em: 07 nov. 2020.

a) Na cisticercose (A), o (1) pode ser afetado. É adquirida quando a pessoa ingere a carne de porco contaminada e se desenvolve a partir da larva oncosfera, que dá origem aos cisticercos. No porco, os cisticercos formam o escólex, que se fixa no (5), através de estruturas de adesão chamadas de ventosas.

b) Na ancilostomíase (B), os vermes apresentam boca com dentes que aderem à mucosa do (5),onde se alimentam do sangue do hospedeiro; nesse órgão, eles atingem a maturidade sexual e se reproduzem. Os ovos são eliminados com as fezes, e a contaminação ocorre por ingestão de alimentos com ovos do parasita, dos quais saem larvas que migram para o (4), o (3) e o (2),causando problemas respiratórios, além da anemia.

c) Na esquistossomose (C), os vermes adultos se desenvolvem no (4). Eles têm dimorfismo sexual, o macho apresenta canal ginecóforo, onde a fêmea se aloja. A fêmea põe os ovos, que são eliminados com as fezes. Em contato com a água, a larva miracídio penetra no caramujo, onde se transforma em cercária, larva que penetra no corpo humano através da pele.

d) Na ascaridíase (D), os vermes apresentam dimorfismo sexual. Os machos e as fêmeas contêmganchos para a fixação no (5). A fêmea põe ovos, que são eliminados com as fezes. A contaminação ocorre por ingestão de água contendo ovos do parasita. Em (4), as larvas eclodem do ovo e migram através da corrente sanguínea para o (3) e o (2), onde atingem a fase adulta.

e) Na teníase (E), desenvolvem-se os cistos no (1) pela migração das oncosferas de Tenia solium e Tenia saginata. Essas larvas alcançam o (5), a partir da contaminação por ingestão de ovos do parasita. Estes são liberados pela eliminação das proglótides grávidas, juntamente com as fezes do porco ou do boi.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 07
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, porque causa riscos à saúde da mãe e do bebê, trazendo um impacto socioeconômico.

Além de uma gravidez indesejada, observa-se aumento de doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou infecções sexualmente transmissíveis (IST) na adolescência, com a iniciação sexual precoce. Apesar do que muitos pensam, os adolescentes possuem conhecimento sobre a existência de métodos contraceptivos, uma vez que recebem informações na escola, pela televisão e até mesmo pela internet.

Entretanto, a maioria não sabe se prevenir de forma adequada, não compreendendo o funcionamento de cada método, utilizando-o de maneira errônea ou, simplesmente, abandonando seu uso por questões pessoais. (Adaptado) 
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 20 set. 2020.

Sobre os métodos contraceptivos e seu funcionamento, pode-se afirmar que 

a) os preservativos masculino e feminino e o DIU impedem ou dificultam a fecundação e a propagação de DST ou IST. 

b) a vasectomia e a laqueadura tubária impedem, respectivamente, a secreção de testosterona e estrógeno pelas gônadas. 

c) os anticoncepcionais orais impedem ou dificultam a gametogênese e a secreção de LH e FSH pela adenohipófise.

d) a tabelinha determina o período fértil, pela verificação do aumento da temperatura corporal 5 (cinco) dias antes da ovulação, o que ocorre por causa do aumento da secreção de progesterona pelo corpo lúteo.

e) o diafragma é um método de barreira que impede ou dificulta a nidação e propagação de DST ou IST. Nesse dispositivo de borracha, podem ser aplicadas substâncias espermicidas na forma de gel.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 08
Um grupo de pesquisadores encontrou uma nova espécie de artrópode no litoral de Pernambuco, praia dos Carneiros, e resolveu batizá-la em homenagem ao cantor e compositor Chico Science. Identificaram que o corpo era dividido em cabeça, tórax e abdome, sendo a cabeça e o tórax a fusão de dois tagmas, o cefalotórax. Esse artrópode mede menos de um centímetro.
Fonte: G1 Pernambuco. Acesso em: 29 set. 2020.

Um grupo de pesquisadores encontrou uma nova espécie de artrópode no litoral de Pernambuco, praia dos Carneiros, e resolveu batizá-la em homenagem ao cantor e compositor Chico Science.

Observe a figura ao lado e assinale a forma CORRETA do nome científico, segundo a regra de nomenclatura e o grupo a que pertence. 

a) Chicosciencea pernambucensis, Crustacea

b) Chicosciencea Pernambucensis, Hexapoda

c) Chicosciencea Pernambucensis, Diplopoda

d) chicosciencea pernambucensis, Chilopoda

e) chicosciencea pernambucensis, Arachinida


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 09
As queimadas no Cerrado ocorrem preferencialmente, na estação seca, afetando a fauna e a flora. Nos caules de árvores e arbustos, há uma espessa camada de tecido, que envolve troncos e galhos, agindo como isolante térmico e impedindo que as altas temperaturas das labaredas atinjam os tecidos vivos mais internos dos caules.

As queimadas no Cerrado ocorrem preferencialmente, na estação seca, afetando a fauna e a flora. Nos caules de árvores e arbustos, há uma espessa camada de tecido, que envolve troncos e galhos, agindo como isolante térmico e impedindo que as altas temperaturas das labaredas atinjam os tecidos vivos mais internos dos caules.
Disponível em: https://deolhonosruralistas.com.br.
Acesso em: 14 out. 2020. 

É CORRETO afirmar que esse papel de proteção é realizado pelo tecido 

a) Lenho.
b) Súber.
c) Xilema.
d) Cutícula.
e) Floema.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 10
Um jovem naturalista, mergulhando nas águas claras de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, deparou-se com uma vegetação bem diferente, que cobria o fundo do mar, como se fossem algas. Coletou-as e depois verificou que se tratava de uma fanerógama marinha.

Um jovem naturalista, mergulhando nas águas claras de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, deparou-se com uma vegetação bem diferente, que cobria o fundo do mar, como se fossem algas. Coletou-as e depois verificou que se tratava de uma fanerógama marinha.
Disponível em: eFlora Web - https://www.efloraweb.com.br . Acesso em: 14 out. 2020. 

Assinale a alternativa CORRETA, observando as características quanto ao grupo a que pertence a espécie identificada.

a) Não produzem flores e sementes, e a absorção de nutrientes ocorre por osmose na epiderme das folhas.

b) Reproduzem de forma sexuada, através da fusão de dois gametas haploides e absorvem água por simples difusão célula a célula.

c) Produzem flores e sementes e possuem um sistema especializado no transporte da seiva, constituído por um vaso cilíndrico.

d) Necessitam de água doce para se reproduzirem, e a absorção de nutrientes acontece por simples difusão entre as células.

e) Reproduzem-se por esporófitos, e o transporte de seiva é realizado pelos vasos condutores.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 01
Observe a tirinha seguir:

Observe a tirinha seguir

Sobre seleção sexual, assinale a alternativa CORRETA

a) A condição ornamental da cauda do pavão não está sujeita ao aumento de ataque de parasitas, assim as fêmeas escolhem o macho com mais ornamentos, independentemente de ele ter infecções.

b) A seleção sexual irá modificar características, influenciando o sucesso de cruzamento, de forma que a resposta continua, assim a cauda do pavão ficará maior a cada geração, sem haver limites de crescimento.

c) Geralmente os machos apresentam potencial reprodutivo menor que as fêmeas, assim os machos escolhem as fêmeas, e as fêmeas competem entre si pelos machos.

d) Parceiros potenciais devem evoluir sinais confiáveis que indicam sua saúde, mas não são custosos para serem produzidos pelo organismo, como uma cauda de pavão vistosa, assim a fêmea irá escolher o pavão.

e) Uma característica sexual, como a cauda do pavão, reduz a sobrevivência do indivíduo que apossui, mas isso é compensado pelo sucesso do cruzamento e pela passagem de genes para as próximas gerações.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 02
Leia o texto e observe as imagens a seguir:

Todos os morangos da feira livre são poliploides. O morango “esquisito” é o natural, enquanto o morango “normal”, que conhecemos, é o verdadeiro esquisito do ponto de vista da natureza. Quando se trata de diferenciar e classificar as inúmeras espécies de morango, o número de cromossomos que a planta possui é a chave. Todas as espécies de morango compartilham sete tipos comuns de cromossomos (n=7), podendo ser de ploidia: 2n, 4n, 6n, 8ne 10n.
Disponível em: 
https://ideiasesquecidas.com/2019/02/09/moran
gos-poliploides-invadem-a-terra/ 
https://strawberryplants.org/strawberry-plant/
(Adaptado)

upe

Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA

a) Algumas espécies de morango são diploides, o que significa que têm dois conjuntos de sete cromossomos (14 no total), estando representados na imagem A pelos morangos cultivados.

b) Algumas espécies de morango são tetraploides (4 pares, 28 cromossomos no total), hexaploides (6 pares, 42 no total), octaploides (8 pares, 56 no total) ou decaploides (10 pares, 70 no total), estando representados na imagem A pelos morangos pequenos.

c) De acordo com a imagem B, a ploidia se reflete no tamanho nuclear, celular e do órgão e, dessa forma, no tamanho do organismo. Então, pelo número cromossômico apresentado, esse morango deve ser um dos maiores autopoliploides.

d) A ocorrência de erros meióticos, envolvendo falha na separação de homólogos, pode levar à formação de um poliploide. Assim, se o morango representado na imagem B formasse gametas diploides, estes, ao se encontrarem, determinariam a formação de um tetraploide.

e) A poliploidia pode se originar quando são produzidos gametas não haploides, por causa da disjunção dos cromossomos durante a meiose. Então, se o morango com a ploidia representada na imagem B cruzar com espécie de igual ploidia, espera-se que surja um alopoliploide.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 03
Observe a tirinha a seguir:

Observe a tirinha a seguir
Disponível em: <https://www.humorcomciencia.com> Acesso em: set. 2020.

Cinco amigos, ao virem a tirinha, começaram a discutir sobre o assunto e levantar hipóteses. Analise a fala deles, a seguir:

Anita - Os cientistas utilizaram enzimas de restrição para cortar pontos inespecíficos do DNA de várias espécies, uma delas com um gene para bioluminescência, formando o Glofish com o DNA complementar.

Bernardo - Uma mutação, não reparada pelo sistema de transcrição e tradução, no gene para bioluminescência, possibilitou o Glofish ficar brilhante, pois há muito plástico e substâncias químicas no oceano.

Débora - As técnicas de engenharia genética possibilitaram introduzir um gene para bioluminescência, fazendo o animal transgênico, Glofish, brilhar.

Joaquim - O Glofish surgiu por melhoramento genético, realizado ao longo dos anos na natureza, por meio de seleção e aprimoramento da característica de emissão de luz pelo gene da bioluminescência.

Pedro - O cruzamento artificial de duas espécies mais antigas formou o Glofish, um híbrido, produto da heterose entre elas e com a característica homozigótica para o gene da bioluminescência.

Com base nas falas, quem fez a afirmação CORRETA

a) Anita
b) Bernardo
c) Débora
d) Joaquim
e) Pedro


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 04
No Canal UPE – YouTube, existe uma grande quantidade de notícias sobre a Covid-19 por meio deVídeos do Conhecimento Solidário.

Observe as imagens com base no vídeo do Dr. Marcos Machado -UPE – Testes e Diagnósticos para o Coronavírus - Conhecimento Solidário e analise as informações,a seguir, sobre o Teste RT - PCR e o Teste rápido, nas linhas I, II, III e IV:

No Canal UPE – YouTube, existe uma grande quantidade de notícias sobre a Covid-19 por meio deVídeos do Conhecimento Solidário.

Sobre o Teste RT - PCR e o Teste rápido, estão CORRETAS as linhas 

a) I e II.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) II, III e IV.
e) III e IV.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 05
Leia o texto e analise o heredograma a seguir:

Úrsula (I-4) evita o marido, José Arcadio (I-3), temendo gerar um descendente com “rabo de porco”. 

Tal característica física aparecera anteriormente na família. Mas Úrsula concebeu três crianças sem rabo de porco: (II-2), (II-4) e (II-7). 

A família Buendía é marcada por relações consanguíneas, traições e amores não correspondidos. Tal família é extinta em sua sétima geração (VII), quase ao mesmo tempo do vilarejo e do nascimento de um bebê com rabo de porco (VII-1).

A família Buendía é marcada por relações consanguíneas, traições e amores não correspondidos. Tal família é extinta em sua sétima geração (VII), quase ao mesmo tempo do vilarejo e do nascimento de um bebê com rabo de porco (VII-1).
Fonte: Genética na Escola 14 v2(2019).
Disponível em: <https://7ced070d-0e5f-43ae-9b1caef006b093c9.filesusr.com/ugd/b703be_a1e857a600544c99b6fb62fa900587bc.pdf>
Acesso em: jul. 2020. Texto e Figura adaptados.

Sobre o tipo de herança genética do fenótipo “rabo de porco”, leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA.

a) I-3 e I-4 são primos, o casamento consanguíneo é representado pela linha dupla do casamento, e ambos possuem o gene para o fenótipo, caracterizando assim uma herança autossômica dominante.

b) I-3, II-2, III-2, IV-1, IV-2, V-2, V-4, VI-1 portam o gene na forma heterozigota para o fenótipo, que é de herança autossômica recessiva.

c) IV-1, IV-2 são gêmeos bivitelinos e possuem genótipos diferentes, assim apenas um deles poderia ter passado adiante o gene para o fenótipo, mas somente para as suas filhas, visto ser uma herança ligada ao X dominante.

d) V-4 e VI-1 são primos em segundo grau, e ambos portam o gene para o fenótipo, uma herança ligada ao Y.

e) VII-1 é um menino afetado, da família Buendía, apresentando o fenótipo de herança do tipo ligada ao sexo recessiva, por só acometer os meninos.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 06
Os biomas apresentam diferentes fisionomias vegetais, que variam segundo as características macroclimáticas. Padrões de vegetação podem ser identificados em escalas regionais ou continentais. As setas representam temperatura, precipitação e latitude.

Observe a figura a seguir:

Modificado de James F. Petersen, Dorothy Sack e Robert E. Glabler,  Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage, 2015.
Modificado de James F. Petersen, Dorothy Sack e Robert E. Glabler, 
Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage, 2015. 

Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA

a) Se E e F representam, respectivamente, Floresta Temperada e Campos Temperados, as altas latitudes com altas temperaturas afetam o crescimento e a diversidade de espécies arbóreas.

b) Se A e B representam, respectivamente, Floresta Tropical Úmida e Deserto, a diminuição da pluviosidade tende à savanização do ecossistema.

c) Se B e F representam fisionomias vegetais arbustivas e herbáceas, a baixa temperatura e alta umidade são fatores que condicionam o crescimento e a diversidade das espécies.

d) Se C e D representam, respectivamente, Floresta Temperada e Savana, altas temperaturas e estações secas bem definidas são fatores determinantes para a desertificação do ambiente.

e) Se C e E representam Floresta Temperada Sazonal e Floresta Temperada Úmida, respectivamente, condições climáticas severas em baixas latitudes condicionam tanto o crescimento quanto a diversidade de espécies.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 07
O Oxigênio é um dos principais elementos da natureza, estando presente na composição da água, do gás carbônico e de numerosos compostos orgânicos e inorgânicos. É encontrado na atmosfera e hidrosfera em forma de substância pura. Corresponde a cerca de 21% dos gases presentes na atmosfera. 

Quanto à origem do oxigênio que respiramos, assinale a alternativa CORRETA

a) Cerca de 50% do oxigênio produzido vêm da quebra da molécula de ozônio. 

b) Florestas tropicais e subtropicais juntas produzem 75% do oxigênio da atmosfera. 

c) Somente 1/3 do oxigênio presente na atmosfera vem do processo de fotossíntese. 

d) Algas marinhas e algas de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. 

e) O oxigênio que respiramos vem do processo de decomposição da matéria orgânica.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 08
O fogo é um distúrbio, que pode afetar a riqueza das comunidades ecológicas por meio de efeitos diretos e/ou indiretos. Os efeitos diretos são mortes, queimaduras, intoxicações.

O impacto pode ser medido pela contagem de indivíduos mortos, logo após a passagem do fogo ou mediante censo das populações antes e após a queimada. Os efeitos indiretos do fogo tendem a ser mais amplos, tardios e diversos. Esses efeitos acarretam alterações na estrutura das comunidades animais, devido às mudanças que ocorrem na paisagem.

A figura a seguir representa o efeito indireto do fogo sobre as populações.

Efeito indireto do fogo sobre as espécies
Fonte: Texto e Figura adaptados de Frizzo et al., 2011.
Disponível em: https://www.researchgate.net 

Sobre o texto e a figura, assinale a alternativa CORRETA.

a) I - Redução dos recursos, II - Alteração do habitat ou micro-habitat, III - Afrouxamento da competição, IV - Facilidade em se locomover.

b) I - Facilidade em se locomover, II - Afrouxamento da competição, III - Alteração do habitat ou micro-habitat, IV - Redução dos recursos.

c) I - Afrouxamento da competição, II - Facilidade em se locomover, III - Redução dos recursos, IV - Alteração do habitat ou micro-habitat.

d) I - Alteração do habitat ou micro-habitat, II - Afrouxamento da competição, III - Facilidade em se locomover, IV - Redução dos recursos.

e) I - Facilidade em se locomover, II - Alteração do habitat ou micro-habitat, III - Redução dos recursos, IV - Afrouxamento da competição.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 09
A tirinha “A Bordo do Beagle” publicou o maior desastre ambiental do litoral nordestino.

A tirinha “A Bordo do Beagle” publicou o maior desastre ambiental do litoral nordestino

Em 30 de agosto de 2019, começaram a aparecer manchas de óleo entre o litoral da Paraíba e o litoral de Pernambuco e seguiu por meses, atingindo todos os estados nordestinos, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Tratava-se de petróleo, uma combinação complexa de hidrocarbonetos, alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter outras moléculas.

Quanto aos possíveis danos à saúde dos ecossistemas e dos organismos, causados por esses compostos, assinale a alternativa CORRETA.

a) Não causam a morte dos organismos, mas podem contaminar toda a cadeia alimentar.

b) Impactam somente consumidores secundários, pois alguns organismos acabam ingerindo o composto.

c) Impactam toda a cadeia alimentar a médio e longo prazo pelo processo denominado bioacumulação.

d) Causam danos irreversíveis somente nos produtores primários, devido ao contato com moléculas voláteis que se desprenderam do óleo.

e) A curto prazo, identificam-se danos severos aos ecossistemas, mas a longo, não, por causa de a decomposição total do petróleo ocorrer em alguns meses.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 10
Num fragmento de floresta, o aparecimento de uma espécie exótica fez que uma determinada população natural começasse a declinar abruptamente. Entretanto o retorno do predador natural, vindo de outro fragmento florestal, acarretou o declínio da espécie exótica e a manutenção da espécie de presa natural.

Num fragmento de floresta, o aparecimento de uma espécie exótica fez que uma determinada população natural começasse a declinar abruptamente

Observe o gráfico acima e assinale a correspondência CORRETA para cada curva. 

a) A – população de predador; B – população de presa natural; C – população da espécie exótica.

b) A – população de presa natural; B – população de predador; C – população da espécie exótica.

c) A – população da espécie exótica; B – população de predador; C – população de presa natural.

d) A – população da espécie exótica; B – população de presa natural; C – população de predador.

e) A – população de presa natural; B – população da espécie exótica; C – população de predador.


Nome

curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,82,provas unicesumar,25,questão albert einstein,50,questão analista em tecnologia da informação,76,questão biomedicina,40,questão cfc,100,questão consulplan,168,questão consultor do tesouro estadual,27,questão cremern,27,questão da agirh,25,questão da albert einstein,71,questão da ameosc,15,questão da amrigs,10,questão da avança sp,88,questão da cesgranrio,70,questão da cespe,1,questão da espcex,397,questão da espm,80,questão da famema,168,questão da famerp,212,questão da fapese,10,questão da fatec,217,questão da fcc,120,questão da fepese,205,questão da fgv,883,questão da fmabc,90,questão da fmj,120,questão da fmp,60,questão da fuvest,633,questão da mackenzie,380,questão da oab,466,questão da obmep,162,questão da puc-rj,81,questão da reis&reis,20,questão da santa casa,259,questão da ucpel,64,questão da uece,302,questão da ueg,168,questão da uel,48,questão da uema,159,questão da uesb,60,questão da ufgd,447,questão da ufpel,107,questão da ufrgs,325,questão da ufu,94,questão da unesc,12,questão da unesp,294,questão da unicamp,227,questão da unicesumar,175,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,94,questão da unifesp,473,questão da unifor,195,questão da unioeste,164,questão da unirv,147,questão da unisc,45,questão da unitins,157,questão da usp,368,questão de administração,156,questão de administração pública,57,questão de agroindústria,1,questão de agronegócio,29,questão de agronomia,75,questão de alemão,25,questão de arquitetura,10,questão de arquitetura e urbanismo,64,questão de artes,60,questão de artes visuais,25,questão de atualidades,25,questão de biblioteconomia,55,questão de biologia,479,questão de biomedicina,68,questão de ciência da computação,41,questão de ciências,42,questão de ciências biológicas,39,questão de ciências contábeis,99,questão de ciências da natureza,229,questão de ciências econômicas,80,questão de ciências humanas,214,questão de ciências sociais,106,questão de comportamento organizacional,29,questão de concurso,2634,questão de conhecimentos gerais,8,questão de contabilidade,228,questão de design,99,questão de direito,828,questão de direito administrativo,12,questão de direito civil,15,questão de direito constitucional,16,questão de direito penal,28,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,16,questão de economia,44,questão de economia empresarial,48,questão de educação física,164,questão de enfermagem,85,questão de engenharia,16,questão de engenharia ambiental,55,questão de engenharia civil,46,questão de engenharia elétrica,46,questão de engenharia florestal,55,questão de engenharia mecânica,45,questão de engenharia química,46,questão de ensino religioso,10,questão de espanhol,397,questão de estatística,24,questão de filosofia,215,questão de física,686,questão de fonoaudiologia,88,questão de francês,68,questão de gastronomia,49,questão de geografia,619,questão de gestão ambiental,46,questão de gestão comercial,28,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,27,questão de gestão hospitalar,25,questão de gestão pública,27,questão de história,575,questão de informática,39,questão de inglês,761,questão de italiano,25,questão de legislação,56,questão de literatura,96,questão de literatura brasileira,22,questão de marketing,44,questão de matemática,1671,questão de matemática financeira,27,questão de medicina,1406,questão de medicina veterinária,79,questão de música,106,questão de planejamento estratégico para cenários,27,questão de português,1400,questão de processos gerenciais,23,questão de química,604,questão de raciocínio lógico,45,questão de radiologia,74,questão de relações internacionais,33,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,30,questão de serviço social,53,questão de sociologia,82,questão de turismo,107,questão de ufgd,87,questão de vestibular,10527,questão de zootecnia,84,questão design de moda,27,questão do cefetmg,274,questão do cfc,148,questão do enade,4504,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,1692,questão do ifpi,753,questão do ifsul,1,questão do ita,287,questão do mackenzie,68,questão do revalida,491,questão engenharia da computação,46,questão engenharia de alimentos,46,questão engenharia de controle e automação,17,questão engenharia de produção,44,questão estética e cosmética,29,questão farmácia,78,questão física médica,25,questão fisioterapia,79,questão fundatec,60,questão gs,20,questão iave,30,questão idcap,39,questão ieses,24,questão ioplan,25,questão jornalismo,30,questão mackenzie,88,questão máxima,50,questão medicina,97,questão modelagem de processos,21,questão nível superior,39,questão nutriçao,154,questão oab,166,questão objetiva,20,questão odontologia,162,questão pedagogia,34,questão psicologia,65,questão publicidade propaganda,30,questão química,85,questão serviço social,57,questão sistemas de informação,26,questão técnico de laboratório,10,questão técnico enfermagem,55,questão tecnologia em agroindustria,25,questão tecnologia em agronegócio,27,questão tecnologia em gestão ambiental,26,questão teologia,27,questão terapia ocupacional,26,questão ucb,1,questão uel,58,questão uenp,65,questão uepg,65,questão unesp,120,questão unicentro,101,questão unip,99,questão unirg,174,questão upe,240,questão uri,84,questões,21368,
ltr
item
Questões com Gabarito: Questões de Biologia UPE 2021 com Gabarito
Questões de Biologia UPE 2021 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-QbY4iBiDTLI/YN9uZcE8v6I/AAAAAAAAgQE/nsqJ3nuRSq0rkFm12e1Zo4puGzmM9v5MQCLcBGAsYHQ/s16000/indaga%25C3%25A7%25C3%25A3o-UPE-2021-biologia.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-QbY4iBiDTLI/YN9uZcE8v6I/AAAAAAAAgQE/nsqJ3nuRSq0rkFm12e1Zo4puGzmM9v5MQCLcBGAsYHQ/s72-c/indaga%25C3%25A7%25C3%25A3o-UPE-2021-biologia.jpg
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/questoes-de-biologia-upe-2021-com-gabarito.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/questoes-de-biologia-upe-2021-com-gabarito.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo