Questões de Química UPE 2021 com Gabarito

Questões de Química UPE 2021 com Gabarito Confira a prova completa: -  UPE 2021 (1ª fase, 1º e 2º dias) -  UPE 2021 (2ª fase, 1º e 2º dias) ...

Questões de Química UPE 2021 com Gabarito

UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 11
Uma pesquisa publicada na Nature, em 2020, identificou indícios de vida no planeta Vênus. Os pesquisadores encontraram gás fosfina (formado por fósforo e hidrogênio), que, mesmo não garantindo a existência de vida, permite a hipótese de produção por microorganismos, pois o hidrogênio não é um gás comum na atmosfera do planeta.

“A molécula de fosfina é muito difícil de ser produzida. Na Terra, sua produção só é possível em indústrias, laboratórios ou por bactérias anaeróbicas.”

Sobre a fosfina, é CORRETO afirmar que

Dados: Números Atômicos – H = 1; P = 15

a) pode ser representada pela fórmula estrutural PH4.

b) se trata de um composto iônico, pois é grande a diferença de eletronegatividade entre o hidrogênio e o fósforo.

c) se trata de um composto covalente, em que a ligação entre hidrogênio e fósforo é do tipo pi.

d) apresenta geometria molecular piramidal.

e) se trata de um composto orgânico, uma vez que é produzido por microorganismos anaeróbicos no nosso planeta.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 12
Em 1803, o inglês John Dalton publicou um trabalho intitulado “Absorption of gases by water and other liquids” (Absorção de gases por água e outros líquidos), no qual traçou alguns princípios que culminariam na proposição, em 1808, da ideia científica de átomo.

Embora existam modelos mais desenvolvidos para alguns campos de estudo, o modelo atômico proposto por Dalton ainda é muito usual, como no estudo das colisões entre espécies em uma reação química. 

Assinale a alternativa que representa o modelo atômico de Dalton. 

a) Os átomos são esferas maciças e indivisíveis, com uma densidade específica para cada elemento químico, com átomos de um mesmo elemento, podendo diferir em relação a sua massa (isotopia). 

b) Os átomos são esferas maciças e formados por prótons e elétrons, possuindo uma massa específica, associada ao número de prótons.

c) Os átomos são esferas maciças e indivisíveis, possuindo uma massa específica para cada elemento químico.

d) Os átomos são esferas maciças, formados por prótons e elétrons, com uma densidade específica para cada elemento químico e átomos de um mesmo elemento, podendo diferir em relação a sua massa. 

e) Os átomos são formados por duas regiões: um pequeno núcleo, onde estão os prótons e os nêutrons; e uma eletrosfera, que comporta os elétrons em diferentes níveis de energia.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 13
A análise química de um analgésico usado numa clínica veterinária mostrou que este é uma associação equimolar de apenas dois dos fármacos indicados na tabela a seguir.

A composição elementar da amostra indicou que há, em massas, 74,3% de carbono, 15,5% de oxigênio, 7,5% de hidrogênio e 2,7% de nitrogênio.

A análise química de um analgésico usado numa clínica veterinária mostrou que este é uma associação equimolar de apenas dois dos fármacos indicados na tabela a seguir.

Assinale a alternativa que contém os fármacos presentes na composição do analgésico empregado.

Dados: Massa atômica (em u) – H = 1; C = 12; N = 14; O =16.

a) Ácido Acetil Salicílico e Ibuprofeno

b) Tramadol e Ácido Acetil Salicílico

c) Paracetamol e Cetaprofeno

d) Paracetamol e Tramadol

e) Tramadol e Cetaprofeno


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 14
A reação química em que o alumínio é oxidado por um óxido de outro metal, geralmente óxido de ferro, mediante alto aquecimento, é chamada termita, nome também dado à mistura entre os produtos da reação.

Considerando uma termita com 10,0 g de alumínio metálico (Al) e 100,0 g de óxido de ferro III (Fe2O3), quantos gramas de ferro metálico são produzidos ao final do processo?

Al + Fe2O3 → Fe + Al2O3

Dados: Massas Molares – O = 16 g/mol; Al = 27 g/mol; Fe = 56 g/mol

a) 40,5 g
b) 33,7 g
c) 20,7 g
d) 14,3 g
e) 7,0 g


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 15
Alguns pensadores, fundamentados principalmente nas diferenças entre a natureza das leis e as teorias da Química e da Física, defendem a existência de uma filosofia específica para cada uma das ciências naturais.

Assim, podemos pensar a filosofia da química com base em alguns fundamentos, sendo a Lei Periódica, proposta dos trabalhos de Meyer, Mendeleev e Moseley, um dos pilares de sustentação dessa filosofia. 

Assinale a alternativa CORRETA em relação à Lei Periódica. 

a) A definição original da Lei Periódica, proposta a partir dos trabalhos de Moseley, diz que as propriedades dos elementos químicos são função periódica de suas massas atômicas. 

b) A definição original da Lei Periódica, proposta por Mendeleev, diz que as propriedades dos elementos são função periódica dos seus números atômicos. 

c) A definição atual da Lei Periódica, proposta a partir dos trabalhos de Mendeleev, diz que as propriedades dos elementos químicos são função periódica de suas massas atômicas. 

d) A definição atual da Lei Periódica, proposta a partir dos trabalhos de Meyer, diz que as propriedades dos elementos químicos são função periódica de seus volumes atômicos. 

e) A definição atual da Lei Periódica, proposta a partir dos trabalhos de Moseley, diz que as propriedades dos elementos químicos são função periódica de seus números atômicos.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 16
No início da pandemia da COVID-19, diversas fake news foram divulgadas em aplicativos e redes sociais, visando causar desinformação e confundir as pessoas.

Uma das notícias falsas foi apresentada em vídeo de curta duração, no qual um indivíduo se apresenta como funcionário de uma indústria química ensinando a produzir um vapor alcalino, que seria eficaz no combate à doença.

No filme, ao misturar dois copos de água da torneira com uma colher pequena de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e aquecer em fogão caseiro, essa mistura libera um vapor alcalino quando o ponto de ebulição do sal estiver próximo, capaz de derreter o novo coronavírus, que possui características ácidas. 

Assinale a alternativa que justifica, do ponto de vista químico, as razões para a informação do vídeo ser equivocada. 

a) Não existe a possibilidade de liberação de um vapor alcalino mediante a vaporização do bicarbonato de sódio, pois é um sal ácido.

b) O bicarbonato de sódio, por sua natureza predominantemente iônica, possui altos pontos de fusão e ebulição, não atingíveis em um fogão caseiro.

c) O novo coronavírus é considerado neutro, não possuindo propriedades de ácido nem de base, portanto o vapor alcalino não é efetivo.

d) A possibilidade de formação de ligações de hidrogênio entre a água e o bicarbonato de sódio impede a vaporização do sal e consequentemente a liberação de um vapor alcalino.

e) A água e o bicarbonato de sódio são substâncias inorgânicas, portanto não podem reagir com o novo coronavírus, que é essencialmente formado por substâncias orgânicas.


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 17
Conhecer a estrutura cristalina é de fundamental importância para explicar as propriedades físicas de um material.

Em alguns casos, é possível mudar a estrutura cristalina do material, submetendo-o a certas condições de pressão e temperatura.

Por exemplo, abaixo de 912 °C, o ferro metálico tem forma cristalina chamada de reticulado cúbico de corpo centrado (CCC). No entanto, entre 912 ºC e 1394 °C, a forma cristalina muda para reticulado cúbico de face centrada (CFC).

Em função das diferenças nas propriedades físicas e químicas dessas espécies, elas são denominadas de Ferro-α e Ferro-γ, respectivamente. 

Assinale a alternativa que apresenta o nome do fenômeno descrito no texto acima. 

a) Difusão
b) Isotonia
c) Isobaria
d) Alotropia
e) Isomeria


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 18
Uma empresa faz diariamente entrega de produtos em Serra Talhada, sertão do Pajeú, a 420 km de distância do Recife.

O novo proprietário, preocupado com a imagem da empresa, realiza um teste para considerar créditos de carbono. Segundo o computador de bordo, o rendimento médio do veículo foi de 12 km por litro de combustível. 

Considerando a composição da gasolina, essencialmente de moléculas com a fórmula C8H18 e combustão completa de todo o combustível, qual o volume aproximado de gás carbônico (CO2), em litros, liberado pelo veículo na viagem de ida e volta para entrega, em condições atmosféricas de temperatura e pressão (CATP)?

Dados: Volume Molar (CATP) = 25 L; d(C8H18) = 800 g/L; Massas Molares – H = 1 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol

a) 35.000 L
b) 45.000 L
c) 60.000 L
d) 75.000 L
e) 100.000 L


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 19
Observe o texto a seguir: 

Os vasos são objetos, que estão comumente presentes na decoração dos ambientes de uma casa. Eles podem ser constituídos por vários materiais, a exemplo de vidro, gesso, barro, prata, porcelana etc. Suponha que uma casa contenha dois vasos não plásticos, que chamaremos de A e B, idênticos em aparência, mas fabricados com materiais diferentes. Os vasos são usados para reserva de água aromatizada e, em um acidente, eles caem da prateleira. O vaso A quebra, e o vaso B apenas amassa. 
(Fonte: FERNANDES, 2011, adaptado)

Que tipos de ligação química estão presentes nas substâncias formam os vasos A e B, respectivamente?

a) Metálica e Iônica
b) Iônica e Metálica
c) Covalente e Iônica
d) Metálica e Covalente
e) Covalente e Metálica


UPE 2021 (1ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 20
Nas estações de tratamento de água, ocorre um conjunto de procedimentos químicos e físicos a fim de que ela esteja adequada ao consumo, sem riscos para a saúde, eliminando os resíduos sólidos e contaminantes biológicos presentes nas águas de rios e lagos.

Na figura a seguir, destacamos uma etapa, na qual a água fica em leve e constante movimento após a adição de um agente interno, buscando aglutinar as impurezas.

Na figura a seguir, destacamos uma etapa, na qual a água fica em leve e constante movimento após a adição de um agente interno, buscando aglutinar as impurezas

Assinale a alternativa que apresenta o nome da etapa destacada no texto e na figura. 

a) Floculação
b) Decantação
c) Filtração
d) Desinfecção
e) Gradagem


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 11 - ANULADA.

UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 12
Em função da pandemia do Sars-Cov-2, as escolas precisaram se adaptar ao ensino no modo remoto. Uma professora de ciências propôs um experimento para que os estudantes fizessem em casa, sob a supervisão de um adulto.

No experimento proposto, 100 mL de vinagre (solução aquosa 6% m/v de ácido acético, CH3CO2H) são transferidos para uma garrafa PET de 300 mL. Por outro lado, 100 g de bicarbonato de sódio, NaHCO3, são acomodados num balão de festa.

Esse balão é fixado na “boca” da garrafa, conforme ilustração, de forma que o bicarbonato seja transferido para a garrafa PET, e a reação equacionada abaixo se processa totalmente. Ao final do experimento, o balão de festa infla por causa do gás liberado.

garafa

química

Considerando que o experimento se processa sob pressão atmosférica de 1,0 atm e temperatura de 27ºC, assinale a alternativa que apresenta o volume ocupado pelo gás e a massa de acetato de sódio produzidos na atividade experimental.

Dados:
Massa atômica (em u) – H = 1; C = 12; O =16; Na = 23.
Constante dos gases ideais: R = 0,082 atm.L.mol⁻¹.K⁻¹.

a) 2,46 L e 8,20 g
b) 5,90 L e 16,4 g 
c) 11,2 L e 41,0 g 
d) 15,0 L e 60,0 g 
e) 29,3 L e 97,6 g


Texto para as questões 13 e 14.

A beleza das soluções-tampão

Em 1900, ao estudar a enzima amilase, dois pesquisadores franceses, A. Fernbach (1860-1939) e L. Hubert (1865-1943), perceberam que uma solução de ácido fosfórico (H3PO4) parcialmente neutralizada, ou seja, transformada em um sal com ânion fosfato (PO4³⁻), tinha o potencial de resistir a mudanças consideráveis na acidez ou basicidade, ou seja, resistia a mudanças no pH. Essa resistência foi denominada de ação tamponante, e a solução responsável por esse efeito foi chamada de solução-tampão. 

Como exemplo, trazemos um sistema tamponado. Temos a solução formada pela mistura do ácido etanoico (H3CCOOH), um ácido orgânico fraco também conhecido como ácido acético, e o acetato de sódio (H3CCOONa), que contém o ânion acetato, a base conjugada. 

Essas soluções são utilizadas, em meio laboratorial ou industrial, a fim de manter o pH de um sistema em uma faixa ótima para a realização de alguns procedimentos específicos. Geralmente, são preparadas em laboratório pelo próprio usuário, embora existam de forma comercial, sendo constituídas geralmente por um par de ácido fraco e um de seus sais (ácido conjuntado e base conjugada), embora também possam ser formadas por uma base fraca e por seu par conjugado. Esses sistemas são muito especiais, pois quase todos os processos bioquímicos são dependentes do pH.

Alguns fluidos corpóreos, a exemplo de sangue e saliva, são sistemas tamponados. Além disso, as soluções-tampão também possuem aplicações laboratoriais, como: minimizar precipitações e eletrodeposições; e controlar a acidez do meio em reações orgânicas. Também possuem ampla utilização na indústria alimentícia, na função de amortecedor da variação de pH. 
Texto elaborado pela Banca

UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 13
Lívia, estudante de tecnologia de alimentos, precisou de uma solução-tampão para analisar o controle de pH no processamento de carne de caranguejo.

Ela tomou por partida quantidades dessas substâncias, de modo a produzir uma mistura em que as concentrações do ácido e do sal são 0,1 mol/L e 0,5 mol/L, respectivamente.

Qual o pH da solução-tampão obtida pela estudante?

Dados: Ka (H3CCOOH) = 1,8x10⁻⁵; log 18 = 1,25; log 10 = 1; log 5 = 0,7.

a) 4,45
b) 4,95
c) 5,45
d) 5,95
e) 6,25


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 14
Chegando ao laboratório, a orientadora de Lívia encontra duas soluções com o mesmo pH, mas identificadas apenas como solução A e solução B. Ao procurar saber qual foi a solução preparada para a pesquisa com carne de caranguejo, ela acrescenta, em uma separata de cada solução, 5 mL de hidróxido de sódio.

O teste realizado permitiu a conclusão de que a amostra A era a solução-tampão preparada pela estudante. 

Assinale a alternativa que representa a descrição do procedimento. 

a) A orientadora observou que o pH de ambas as soluções diminuiu, resultando em valores iguais após certo tempo. A solução A é o sistema tamponado, pois atingiu o pH final antes da solução B.

b) A orientadora observou que o pH de ambas as soluções aumentou, resultando em valores iguais após certo tempo. A solução A é o sistema tamponado, pois atingiu o pH final antes da solução B.

c) A orientadora observou que os dois sistemas resistiram à variação de pH, no entanto não houve modificação na coloração da solução A, o que permitiu concluir que este era o sistema tamponado.

d) A orientadora observou que o pH de ambas as soluções aumentou, mas, ao final do processo, o pH da solução A era menor que o da solução B, por isso a solução A é o sistema tamponado.

e) A orientadora observou que o pH de ambas as soluções diminuiu, mas, ao final do processo, o pH da solução A era maior que o da solução B, por isso a solução A é o sistema tamponado.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 15
Em um recipiente fechado de 24,4 litros, mantido a 25ºC, há apenas 22,4 g de octeno (C8H16) líquido e gás oxigênio (O2), de forma que a pressão do sistema seja igual a 4,0 atm.

Considere que a transformação representada pela equação não balanceada abaixo aconteceu à temperatura e ao volume constantes e desconsidere a pressão de vapor da água e do octeno.

química

Assinale a alternativa que apresenta o valor da pressão do sistema ao término da reação.

Dados:
Massa atômica (em u) – H = 1; C = 12; O =16.
Constante dos gases ideais: R = 0,082 atm.L.mol⁻¹.K⁻¹

a) 2,0 atm
b) 3,2 atm
c) 4,0 atm
d) 6,0 atm
e) 6,4 atm


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 16
As aminas são bases de Bronsted-Lowry, portanto soluções aquosas desses compostos apresentam pH alcalino. Considere que, numa dada condição, o Kb da trietilamina, (CH3CH2)3N, é igual a 4,9 x 10⁻⁴.

As aminas são bases de Bronsted-Lowry, portanto soluções aquosas desses compostos apresentam pH alcalino. Considere que, numa dada condição, o Kb da trietilamina, (CH3CH2)3N, é igual a 4,9 x 10⁻⁴.

Nessa condição, qual o pH de uma solução 0,1 M de trietilamina?

Dado: log 7 = 0,85

a) pH = 2,15 
b) pH = 4,85 
c) pH = 8,15 
d) pH = 10,15 
e) pH = 11,85


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 17
A Lidocaína é um anestésico local, que tem meia-vida de 90 min, sendo muito utilizado em procedimentos odontológicos simples.

Em geral, após 4,5 h de sua aplicação, o paciente não sente mais os efeitos anestésicos da droga, mas ainda há uma quantidade desta na corrente sanguínea. 

Assinale a alternativa que apresenta o percentual remanescente de lidocaína no sistema vivo após esse tempo de administração. 

a) 12,5% 
b) 25,0% 
c) 33,3% 
d) 45,0% 
e) 50,0%


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 18
No artigo intitulado Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares, publicado em Química Nova na Escola (2011), estudantes foram estimulados a investigar, entre outros pontos, o efeito da quantidade de fermento e de açúcar no tempo necessário para o crescimento da massa.

Os estudantes relataram que “no verão, o pão cresce bem mais rápido; no inverno, às vezes, demora quase um dia”. A tabela abaixo apresenta os resultados coletados pelos estudantes durante a atividade que foi realizada em um mesmo dia.

A tabela abaixo apresenta os resultados coletados pelos estudantes durante a atividade que foi realizada em um mesmo dia.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao experimento descrito. 

a) Diminuir a temperatura do ensaio 4 resultaria na diminuição do tempo de crescimento da massa. 

b) Os dados apresentados indicam que a velocidade de crescimento da massa independe da temperatura do sistema. 

c) O aumento das quantidades de açúcar e de levedura diminuiu a velocidade de crescimento da massa uniformemente, indicando que a cinética é de 1ª ordem. 

d) A cinética da transformação descrita é de 1ª ordem, tanto para a quantidade de açúcar quanto para a quantidade de levedura, resultando numa cinética total de 2ª ordem. 

e) O experimento descrito tem cinética de 3ª ordem, pois, ao aumentar em três vezes a quantidade de levedura, mantendo constante a quantidade de açúcar, o tempo necessário para o crescimento da massa reduziu em três vezes.


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 19
Em 2020, temos observado uma escala no número de casos de queimadas no Cerrado Brasileiro, destruindo a fauna e a flora, como nunca visto, e aumentando a temperatura média do país.

Para estimar o impacto das queimadas no Cerrado, um professor realizou uma atividade experimental, usando 300 g de uma madeira conhecida como Jatobá do cerrado (Hymenaea stigonocarpa), cujo poder calorífico superior é igual a 4,85 kcal/kg, ou seja: a queima de um quilograma dessa madeira libera 4,85 quilocalorias.

O professor usou o calor liberado na queima para aquecer 10,0 g de gelo que, inicialmente, estava a –5º C.

Assinale a alternativa que apresenta a condição CORRETA do sistema ao final do processo.

Dados:
Capacidade calorífica do gelo = 0,5 cal.g-1.°C⁻¹
Capacidade calorífica da água = 1,0 cal.g-1.°C⁻¹
Entalpia de fusão da água = 80 cal.g⁻¹
Ponto de fusão da água = 0 ºC

a) 10,0 g de gelo, a 0 °C 

b) 5,0 g de gelo e 5,0 g de água líquida, ambos a 0 °C 

c) 10,0 g de água líquida, a 14,5 °C 

d) 10,0 g de água líquida, a 63,0 °C 

e) 10,0 g de água líquida, a 72,5 °C


UPE 2021 (2ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 20
Considere cinco recipientes idênticos, graduados e sem tampas, contendo 200 mL de amostras aquosas, como segue:

Considere cinco recipientes idênticos, graduados e sem tampas, contendo 200 mL de amostras aquosas, como segue

I) Água pura; II) Solução 0,1 M de Na3PO4; III) Solução 0,1 M de NaCl; IV) Solução 0,1 M de Sacarose (C12H22O11); e V) Solução mista 0,1 M de NaCl e 0,1 M de Sacarose (C12H22O11).

A figura ao lado apresenta a variação de volume nos frascos após 12 horas mantidos abertos em temperatura de 27ºC. Cada frasco foi identificado com as letras de A a E.

Assinale a alternativa com a identificação do frasco que contém a solução de fosfato de sódio, Na3PO4.

a) A
b) B
c) C
d) D
e) E


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 11
Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19. Entre as medidas de enfrentamento, estão o uso de máscaras, o distanciamento social, a higienização de mãos e o reforço do sistema imunológico da população.

Nesse sentido, alguns médicos estão recomendando que seus pacientes façam uso regular de vitaminas C e D, importantes para o sistema imunológico. Abaixo, são apresentadas as estruturas de algumas vitaminas:

Nesse sentido, alguns médicos estão recomendando que seus pacientes façam uso regular de vitaminas C e D, importantes para o sistema imunológico. Abaixo, são apresentadas as estruturas de algumas vitaminas

As vitaminas C e D possuem isômeros opticamente ativos. A vitamina C é hidrossolúvel e apresenta equilíbrio ceto-enólico; por outro lado, a vitamina D possui quatro insaturações e, mesmo sendo lipossolúvel, é capaz de formar ligação de hidrogênio. 

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas estruturais das vitaminas C e D, respectivamente. 

a) I e III
b) I e V
c) II e IV
d) II e V
e) III e IV


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 12
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP), o biodiesel é umcombustível renovável, obtido a partir de um processo químico chamado transesterificação. A figura aseguir apresenta a cadeia do biodiesel.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP), o biodiesel é umcombustível renovável, obtido a partir de um processo químico chamado transesterificação. A figura aseguir apresenta a cadeia do biodiesel.

Sobre esse combustível, assinale a alternativa CORRETA

a) Permite o estabelecimento de um ciclo fechado para o carbono, apresentando considerávelvantagem ambiental.

b) Apesar do ciclo renovável, apresenta uma grande quantidade de carbonos nas cadeias, o que poluiconsideravelmente a atmosfera.

c) Apresenta pouca vantagem ambiental, pois, apesar do ciclo renovável, muitos produtos secundários,poluentes do meio ambiente, são produzidos.

d) Para ser produzido, exige tecnologia de ponta, o que impossibilita sua utilização comercial devido aoalto custo envolvido no processo de transesterificação.

e) Apresenta desvantagens ambientais, pois, mesmo com o ciclo renovável do carbono, a eficiência do combustível não permite sua utilização em atividades, a exemplo da aviação e do automobilismo.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 13
Ao comprar cenouras em um supermercado, José se deparou com a imagem ao lado, impressa na embalagem do produto.

Ao buscar o significado na internet, ele descobriu que se trata da radura, símbolo internacional para produto irradiado, e que as cenouras foram expostas, por tempo controlado, à radiação a partir de uma fonte de cobalto-60, visando retardar seu apodrecimento.

Preocupado, José decidiu enterrar o produto para evitar que sua família fosse exposta ao perigo da radiação.

UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 13

A decisão de José foi considerada 

a) correta, pois a radiação presente nas cenouras pode causar problemas de saúde, a exemplo de queimaduras e câncer de pele.

b) equivocada, pois a radiação emitida pelo cobalto-60 é de baixa intensidade e, por isso, não é prejudicial aos seres humanos.

c) correta, pois a cenoura irradiada, se consumida, pode levar a óbito imediato do consumidor, caso o tempo de meia-vida não tenha sido atingido.

d) equivocada, pois as cenouras não se tornam emissoras de radiação ao serem irradiadas, portanto não existe risco de contaminação em nenhum momento após o processo inicial.

e) equivocada, pois as cenouras, após irradiadas, perdem a capacidade de emissão radio ativa durante o transporte para o supermercado, logo não são perigosas para o consumo.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 14
A corrosão de estruturas metálicas é uma transformação eletroquímica, que pode resultar em sérios prejuízos, seja para processos industriais, seja no cotidiano das pessoas. Aqui, são apresentados alguns potenciais padrão de redução.

A corrosão de estruturas metálicas é uma transformação eletroquímica, que pode resultar em sérios prejuízos, seja para processos industriais, seja no cotidiano das pessoas. Aqui, são apresentados alguns potenciais padrão de redução.

Considerando os potenciais padrão de redução apresentados, avalie as sentenças abaixo e assinale aquela quimicamente INCORRETA quanto ao processo de corrosão. 

a) A corrosão é um processo que ocorre com variação de Energia de Gibbs menor que zero. 

b) Na galvanização, um filme compacto de zinco metálico protege a estrutura metálica da corrosão. 

c) O cobre metálico pode ser utilizado como eletrodo de sacrífico em estrutura de ferro, protegendo-a da corrosão. 

d) Esponjas de aço usadas podem ter sua vida útil ampliada, protegidas da corrosão, se totalmente imersas em água. 

e) Placas metálicas de zinco e alumínio são resistentes à corrosão, porque elas são passivadas por uma camada de ZnO e Al2O3 respectivamente.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 15
Quando um álcool possui dois grupos hidroxila, ele é chamado de diálcool ou diol, podendo ser classificado como geminal quando as duas hidroxilas estão no mesmo carbono; ou vicinal quando as hidroxilas estão em carbonos vizinhos.

Os dióis vicinais são estáveis, enquanto os geminais são instáveis, tendendo a perderem água e se transformarem em outro composto. 

Quanto à função orgânica dos compostos obtidos a partir dos dióis geminais, assinale a alternativa CORRETA

a) Fenol, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e éter, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário. 

b) Aldeído, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e cetona, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário. 

c) Cetona, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e aldeído, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário. 

d) Ácido carboxílico, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e éster, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário. 

e) Éster, se as duas hidroxilas estiverem em carbono primário; e ácido carboxílico, se as duas hidroxilas estiverem em carbono secundário.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 16
A doutora, regeneração da personagem principal da série Doctor Who, a mais longeva série de ficção científica da história, está em uma enrascada!

O ano é 3400 d.C., e seu companheiro de viagem, Graham, está preso em uma fortaleza. Seus captores exigem, em troca da liberdade de seu amigo, alguns litros de vinagre, substância que não existe nesse futuro. Ela entra na sua máquina do tempo, a TARDIS, e volta aos dias atuais.

Não encontrando vinagre, pega algumas garrafas de vinho e coloca em local seguro. Ao regressar ao ano 3400, busca as garrafas, agora com vinagre, e entrega aos captores.

mulher
Fonte: BBC

Quanto ao fenômeno descrito, ocorreu uma reação de 

a) hidrólise, com o etanol presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre. 

b) hidrólise, com o metanol presente no vinho, transformando-se no ácido metanoico, presente no vinagre. 

c) oxidação, com o metanal presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre. 

d) oxidação, com o etanol presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre. 

e) substituição, com o etanol presente no vinho, transformando-se no ácido etanoico, presente no vinagre.


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 17
Uma joalheria produz suas peças “banhadas de ouro”, e sua propaganda informa que qualquer peça, com a sua assinatura, contém 3,94 g de ouro metálico, pelo menos.

Considere que esse “banho de ouro” é um processo de eletrodeposição, que utiliza uma solução de Au(NO3)3 e uma intensidade de corrente elétrica igual a 10,0 A. 

Assinale a alternativa que apresenta o tempo aproximado que a célula de eletrodeposição deve ser mantida ligada, nas condições apresentadas, para que a propaganda seja verdadeira.

Dados: Massa atômica do ouro = 197 u. Constante de Faraday = 96500 C/mol de e⁻

a) 200 s
b) 300 s
c) 400 s
d) 500 s
e) 600 s


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 18
Na Medicina Nuclear, é comum a utilização de radioisótopos para diagnóstico ou intervenção terapêutica. ³²P (32 g/mol) e ¹³¹I (131 g/mol), que são amplamente utilizados nesse campo da medicina, têm tempos de meia-vida de 14 e 8 dias, respectivamente.

Fosfato de crômio (CrPO4) coloidal e Iodeto de sódio (NaI) são exemplos de radiofármacos empregados para esse fim. 

Considerando que doses equivalentes a 2,0x10⁻³ mol desses radiofármacos são administradas no mesmo instante, assinale a alternativa que apresenta as massas desses radioisótopos contidas nos corpos dos pacientes, após 56 dias da administração. 

a) 4,00 mg de ³²P e 2,05 mg de ¹³¹I
b) 16,4 mg de ³²P e 0,60 mg de ¹³¹I 
c) 20,4 mg de ³²P e 2,90 mg de ¹³¹I 
d) 30,1 mg de ³²P e 10,5 mg de ¹³¹I 
e) 41,2 mg de ³²P e 20,6 mg de ¹³¹I


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 19
Abaixo são apresentadas cinco fórmulas estruturais de compostos encontrados em diferentes óleos essenciais.

Abaixo são apresentadas cinco fórmulas estruturais de compostos encontrados em diferentes óleos essenciais

A análise de um óleo essencial, usado na indústria farmacêutica, indicou que esse óleo é constituído por dois compostos que podem formar ligação de hidrogênio e, juntos, têm 12 isômeros ópticos.

Sabe-se que um dos constituintes do óleo essencial é produto de oxidação do limoneno, que é um terpeno, cuja fórmula molecular é C10H16. (Estrutura abaixo)


Assinale a alternativa que apresenta os constituintes desse óleo. 

a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e V
e) IV e V


UPE 2021 (3ª FASE - 2º DIA) - QUESTÃO 20
Nas células fotorreceptoras, a exemplo de cones e bastonetes, existem proteínas chamadas deopsinas, que possuem, em sua estrutura, moléculas chamadas de retinal [3,7-dimetil-9-(2,6,6-trimetilciclohexenil) nona-2,4,6,8-tetraenal].

Ao atingir o olho, a luz provoca a isomerização do cis-retinal para o trans-retinal, o que gera impulsos elétricos, os quais são enviados ao cérebro e formam a imagem que estamos vendo. A estrutura dos compostos está apresentada a seguir:

Ao atingir o olho, a luz provoca a isomerização do cis-retinal para o trans-retinal, o que gera impulsos elétricos, os quais são enviados ao cérebro e formam a imagem que estamos vendo. A estrutura dos compostos está apresentada a seguir:

Em qual carbono ocorre o processo de isomerização responsável pela visão? 

a) Carbono 3
b) Carbono 4
c) Carbono 6
d) Carbono 7
e) Carbono 9


Nome

curiosidades,2,enade,23,exercícios,4,inglês,1,português,1,provas,82,provas unicesumar,25,questão albert einstein,50,questão analista em tecnologia da informação,76,questão biomedicina,40,questão cfc,100,questão consulplan,168,questão consultor do tesouro estadual,27,questão cremern,27,questão da agirh,25,questão da albert einstein,71,questão da ameosc,15,questão da amrigs,10,questão da avança sp,88,questão da cesgranrio,70,questão da cespe,1,questão da espcex,397,questão da espm,80,questão da famema,168,questão da famerp,212,questão da fapese,10,questão da fatec,217,questão da fcc,120,questão da fepese,205,questão da fgv,883,questão da fmabc,90,questão da fmj,120,questão da fmp,60,questão da fuvest,633,questão da mackenzie,380,questão da oab,466,questão da obmep,162,questão da puc-rj,81,questão da reis&reis,20,questão da santa casa,259,questão da ucpel,64,questão da uece,302,questão da ueg,168,questão da uel,48,questão da uema,159,questão da uesb,60,questão da ufgd,447,questão da ufpel,107,questão da ufrgs,325,questão da ufu,94,questão da unesc,12,questão da unesp,294,questão da unicamp,227,questão da unicesumar,175,questão da uniceub,108,questão da unichristus,54,questão da unifenas,94,questão da unifesp,473,questão da unifor,195,questão da unioeste,164,questão da unirv,147,questão da unisc,45,questão da unitins,157,questão da usp,368,questão de administração,156,questão de administração pública,57,questão de agroindústria,1,questão de agronegócio,29,questão de agronomia,75,questão de alemão,25,questão de arquitetura,10,questão de arquitetura e urbanismo,64,questão de artes,60,questão de artes visuais,25,questão de atualidades,25,questão de biblioteconomia,55,questão de biologia,479,questão de biomedicina,68,questão de ciência da computação,41,questão de ciências,42,questão de ciências biológicas,39,questão de ciências contábeis,99,questão de ciências da natureza,229,questão de ciências econômicas,105,questão de ciências humanas,214,questão de ciências sociais,106,questão de comportamento organizacional,29,questão de concurso,2634,questão de conhecimentos gerais,8,questão de contabilidade,228,questão de design,126,questão de direito,854,questão de direito administrativo,12,questão de direito civil,15,questão de direito constitucional,16,questão de direito penal,28,questão de direito processual penal,21,questão de direito tributário,16,questão de economia,44,questão de economia empresarial,48,questão de educação física,164,questão de enfermagem,85,questão de engenharia,16,questão de engenharia ambiental,55,questão de engenharia civil,46,questão de engenharia elétrica,46,questão de engenharia florestal,55,questão de engenharia mecânica,45,questão de engenharia química,46,questão de ensino religioso,10,questão de espanhol,397,questão de estatística,24,questão de filosofia,215,questão de física,686,questão de fonoaudiologia,88,questão de francês,68,questão de gastronomia,49,questão de geografia,619,questão de gestão ambiental,46,questão de gestão comercial,28,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,27,questão de gestão hospitalar,25,questão de gestão pública,27,questão de história,575,questão de informática,39,questão de inglês,761,questão de italiano,25,questão de legislação,56,questão de literatura,96,questão de literatura brasileira,22,questão de marketing,44,questão de matemática,1671,questão de matemática financeira,27,questão de medicina,1406,questão de medicina veterinária,79,questão de música,106,questão de planejamento estratégico para cenários,27,questão de português,1400,questão de processos gerenciais,23,questão de química,604,questão de raciocínio lógico,45,questão de radiologia,74,questão de relações internacionais,60,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,30,questão de serviço social,53,questão de sociologia,82,questão de turismo,107,questão de ufgd,87,questão de vestibular,10527,questão de zootecnia,84,questão design de moda,27,questão do cefetmg,274,questão do cfc,148,questão do enade,4689,questão do enare,41,questão do encceja,357,questão do enem,1692,questão do ifpi,753,questão do ifsul,1,questão do ita,287,questão do mackenzie,68,questão do revalida,491,questão engenharia da computação,46,questão engenharia de alimentos,46,questão engenharia de controle e automação,17,questão engenharia de produção,44,questão estética e cosmética,29,questão farmácia,78,questão física médica,25,questão fisioterapia,79,questão fundatec,60,questão gs,20,questão iave,30,questão idcap,39,questão ieses,24,questão ioplan,25,questão jornalismo,57,questão mackenzie,88,questão máxima,50,questão medicina,97,questão modelagem de processos,21,questão nível superior,39,questão nutriçao,154,questão oab,166,questão objetiva,20,questão odontologia,162,questão pedagogia,34,questão psicologia,91,questão publicidade propaganda,57,questão química,85,questão serviço social,57,questão sistemas de informação,26,questão técnico de laboratório,10,questão técnico enfermagem,55,questão tecnologia em agroindustria,25,questão tecnologia em agronegócio,27,questão tecnologia em gestão ambiental,26,questão teologia,27,questão terapia ocupacional,26,questão ucb,1,questão uel,58,questão uenp,65,questão uepg,65,questão unesp,120,questão unicentro,101,questão unip,99,questão unirg,174,questão upe,240,questão uri,84,questões,21553,
ltr
item
Questões com Gabarito: Questões de Química UPE 2021 com Gabarito
Questões de Química UPE 2021 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSz_rYA5NN5-nuHoGCtplo0mRhBASIKGnrVeBsafZuE5YWR7f7zyVqRHeExIWRQrvsXpPLgVKnNchfzqbE7TKGFtAAR-pNBo4xA2brwkrC6Uj5c-igS4_xySa9gP6uUUBlWZRszW2BiSQ/s16000/upe-2021-40.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSz_rYA5NN5-nuHoGCtplo0mRhBASIKGnrVeBsafZuE5YWR7f7zyVqRHeExIWRQrvsXpPLgVKnNchfzqbE7TKGFtAAR-pNBo4xA2brwkrC6Uj5c-igS4_xySa9gP6uUUBlWZRszW2BiSQ/s72-c/upe-2021-40.jpg
Questões com Gabarito
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/questoes-de-quimica-upe-2021-com-gabarito.html
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/
https://www.questoes.indagacao.com/2021/07/questoes-de-quimica-upe-2021-com-gabarito.html
true
2441277946171097403
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS >Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo